Ciência e tecnologia de mãos dadas em 2010

Mais do que em qualquer outro ano, 2010 foi um ano em que a ciência e a tecnologia estiveram bastante interligados: foram descobertos novos planetas, foi criada vida artificial, foi desenvolvido o iPad, o carro Google automático e criada a famosa Nintendo 3D em três dimensões e sem óculos, criando uma realidade mais divertida.

Sistema Solar da Estrela HD10180

Sabiam que apenas a 127 anos-luz existe um sistema solar composto por sete planetas, bastante parecido com o nosso? Nesse sistema existe um planeta rochoso parecido com a Terra (que não alberga vida, uma vez que se encontra demasiado perto da sua estrela para isso ser possível), um semelhante a Saturno e cinco semelhantes a Neptuno, todo giram em torno da estrela HD 10180.

Em 2010 criou-se a primeira forma de vida artificial no J. Craig Venter Institute, onde se conseguiu criar microrganismos com um património genético totalmente artificial, fazendo com que as bactérias de Mycoplasma capricolum adoptassem o ADN artificial de Mycoplasma micoides. Este progresso irá permitir o desenvolvimento de outros seres, como algas produtoras de biocombustíveis e bactérias produtoras de vacinas e medicamentos.

Mas, sem dúvida nenhuma, que o desenvolvimento mais marcante e inovador foi o do iPad desenvolvido pela Apple, um tablet sensível ao toque, sem teclado ou rato, com um sistema operativo resultante de uma adaptação do sistema do iPhone, permitindo também instalar algumas das 300 mil aplicações já existentes para o iPhone. Este produto permite fazer praticamente tudo, garantindo uma gestão eficaz do seu dia-a-dia e lazer, onde poderá jogar, escrever, organizar listas de compras, ler jornais e revistas, entre outras coisas.

Carro Automático da Google

Outra inovação de 2010 foi o carro Google, que possui sensores de proximidade, um sensor capaz de captar imagens direccionais, construindo um mapa tridimensional da área e da posição dos restantes carros, o que lhe confere capacidade automática de condução, de evitar peões, parar nos semáforos e respeitar os limites de velocidade (através de um sistema de GPS). Este é um progresso que irá ajudar milhares de condutores, pois através deste carro-robot, será possível reagir rapidamente perante situações imprevistas, reduzindo travagens e acelerações desnecessárias poupando combustível, tendo a vantagem de ser imune aos efeitos do álcool, drogas e sono.

Para os grandes amantes dos jogos, foi criado o Kinect, que permite jogar na Xbox sem necessidade de se recorrer a qualquer tipo de comando. Neste equipamento, para se navegar pelos menus basta abrir a mão com a palma voltada para o ecrã e navegar com movimentos do braço para a opção desejada. Para seleccionar uma opção, basta manter a mão na posição certa durante alguns segundos. Durante o jogo propriamente dito, será necessário todo o tipo de movimentos, ou seja, se no jogo é necessário correr, basta o jogador fingir que corre, se no jogo for necessário efectuar um combate, basta o jogador simular um combate fingindo dar murros e pontapés, por exemplo.

Uma recente novidade tecnológica de 2010, é que agora a nível doméstico já não necessitam de se preocupar tanto com a lavagem da roupa e a poupança de água. A Universidade de Leeds desenvolveu um sistema de grãos de nylon que atraem as nódoas dos tecidos, permitindo que a máquina apenas gaste uma pequena quantidade mínima de água (o suficiente para humedecer as roupas), praticamente não é necessário detergente na lavagem e o sistema pode ser utilizado centenas de vezes.

O que nos Espera para os próximos anos?

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

No Trackbacks.