iPhone 4S vale a pena comprar?

O iPhone 4S foi lançado no dia 14 nos Estados Unidos e em mais 7 países e já há várias análises do novo smartphone. Será que vale a pena comprar o iPhone 4S? Vamos tentar ajudar.

A Apple apresentou o iPhone 4S há duas semanas, e foi no dia 14 de Outubro que o iPhone 4S foi posto à venda.

O iPhone 4S ficou aquém das expectativas, já que se esperava que o hardware fosse bem melhor do que é, no entanto, traz algumas novidades, nomeadamente em termos de software. Em comparação com o seu antecessor, o iPhone 4S traz um processador A5, o processador igual ao do iPad, o que o torna 7 vezes mais rápido que o iPhone 4. Além disso, há também um câmara melhor, agora com 8MP, que permite gravações vídeo em Full HD a 1080 pixels.

As grandes novidades estão no software, o novo iOS 5, a mais recente actualização do sistema operativo da Apple, que traz algumas novidades, nomeadamente no processamento de funções, como o browser. Com este sistema operativo, entra em funcionamento o iCloud e o iTunes Match, serviços da Apple, tendo em vista a computação em nuvem que está em expansão.

Vou, agora, indicar a opinião de alguma imprensa internacional sobre o novo iPhone 4S, tendo em conta a análise feita ao smartphone, para podermos perceber se vale a pena comprar o iPhone 4S.

Design

O Design não sofreu qualquer alteração de relevância, em comparação com o iPhone 4, o seu antecessor. Olhando para a imagem a baixo(iPhone 4S por cima), são muitas as diferenças, uma pequena mudança nas cores dos botões, mas em tamanho e formato é o mesmo, nada muda.

No entanto, uma coisa muito importante que muda é o grande problema dos canhotos, que o site Gizmodo refere, que ao pegar o iPhone 4 com a mão esquerda influenciava a captação de rede, o que foi um tremendo erro por parte da Apple, mas neste já não acontece e funciona correctamente, independentemente da forma que for segurado. Só este factor já influenciará se vale a pena comprar o iPhone 4S.

Hardware

É aqui a maior diferença entre o iPhone 4 e o iPhone 4S, mas a pergunta que está na mente da maioria das pessoas é: será que vale a pena comprar o iPhone 4S para substituir o iPhone 4?

Há realmente algumas mudanças significativos no hardware, para começar no processador. O processador é um A5, o mesmo que equipa o iPad 2, o que torna este novo iPhone 4S sete vezes mais rápido, segundo a Apple, que o seu antecessor, o que é bastante bom. No entanto, certamente que poderia ser bem melhor, já que há concorrente há já algum tempo no mercado com processadores iguais ou melhores que este. No entanto, é certo que, pelo que o Engadget diz, este processador dual-core a 800 MHz é suficiente para este smartphone.

Com este processador, o site T3 indica, mesmo, que o teste que efectuou de um jogo, o Infinity Blade 2, tem uma excelente performance. Segundo o T3, os gráficos deste jogo são tão bons, ou melhores, que a da PS Vita, o que é bastante impressionante. Mas nem em todos os testes de jogos, foi verificado a rapidez que a Apple indica.

Uma das grandes desilusões está na memória RAM, é a mesma que o iPhone 4, que é 512 MB, aqui poderia, e deveria, ter recebido um update para 1GB, pelo menos. No entanto, a Apple tem o hardware suficiente para o novo sistema operativo, o iOS 5 e ter várias funcionalidades e aplicações ao mesmo tempo, sem qualquer problema.

Outra mudança, é na câmara, que passou de 5MP para 8MP (30 fps) e, ainda, permite a gravação vídeo em Full HD, a 1080 pixels. Aqui vemos um melhoramento significativo, já que pelas análises lidas, as fotos, a focagem e a resposta às decisões são cada vez melhores e, com o novo update da câmara, a qualidade de imagem e vídeo melhorou bastante.

iOS 5

Comparando os dois iPhones, o sistema operativo é mais rápido no iPhone 4S do que no seu antecessor, pois o processador é bastante mais rápido, logo as aplicações abrem mais rapidamente e as coisas fluem melhores. No entanto, é só isso, pois o iOS 5 está disponível de forma gratuita para o iPhone 4, por isso o sistema operativo não dá nenhuma vantagem ao iPhone 4S.

Siri

Aqui está a grande surpresa da Apple e que é “exclusivo” iPhone 4S. (O exclusivo está entre aspas, e irão perceber porquê no final deste texto sobre o Siri)

Fonte: Gizmodo

O Siri é um assistente de voz para o seu iPhone 4S, que responde ao que lhe é perguntado, através da pesquisa na internet. Se lhe perguntar qual será o tempo em Manchester, ele irá aceder à meteorologia e responder através de voz.

Pelos testes feitos em vários sites, o Siri é realmente extraordinário, como pode perceber pelos vários vídeos encontrados na internet. As respostas são boas, a compreensão da voz, também está excelente, é realmente uma óptima ferramenta adicional, que dará jeito a quem a utilizar, convenientemente, ou então a quem não quer fazer por ele próprio, já que o Siri trabalhará por si.

Sendo que é a primeira vez que o Siri está a funcionar em “grande escala”, é ainda uma versão que está a ser testada e, certamente, que será melhorada no futuro.

Deixo-lhe este vídeo do Gizmodo, que se entreteve a fazer perguntas à Siri, que obteve respostas engraçadas. O vídeo é em inglês.

No entanto, quando disse que era “exclusivo”, com os parênteses, porque o site 9to5Mac, em colaboração com um programador, conseguiu meter o Siri a trabalhar no iPhone 4, sem qualquer problema. Além disso, eles indicam que o mesmo pode ser feito no iPhone 3GS e no iPad 2, o que são óptimas notícias. No entanto, e isto é uma nota importante, para que consiga meter o Siri nos gadgets mais “atrasados”, os aparelhos terão de estar “desbloqueados”, isto é o famoso jailbreak, mas pelo menos já é possível ter este excelente sistema no seu gadget mais antigo.

Bateria

Aqui o iPhone 4S supera, também, o iPhone 4. A Apple indica que o iPhone 4S aguenta 8 horas em ligação 3G, 10 horas de visualização de vídeo, 40 horas a ouvir música e 200 horas em Standby. Em comparação com o iPhone 4, oferecia 7 horas em 3G, o que o iPhone 4S melhora em 1 hora. No entanto, e este é curioso, em Standby o iPhone 4S perde, e bastante, já que o iPhone 4 aguenta 300 horas, o que significa menos 100 horas. Mas, a verdade, é que, o que nós queremos, é uma maior longevidade em uso e não em standby.

Vale a pena comprar o iPhone 4S?

Esta pergunta é difícil e certamente que há imensas pessoas que concordam, como não concordam. No entanto, a resposta depende do que você tem neste momento, pois o upgrade para este smartphone deve ter em conta o valor gasto, mas também o que possui e o que pretende do smartphone.

Se você tiver um iPhone 3GS, claro que vale a pena o upgrade, pois as novidades que o iPhone 4 tinha, este ainda tem mais, que vale muito a pena, comparado com o iPhone 3GS, que apesar de ainda ser bom, já está bastante desactualizado.

Se tiver um iPhone 4, aí é que a resposta é complicada. É que o iPhone 4S é melhore que o iPhone 4, no entanto, para um upgrade deste valor, não acredito que mereça, pois não é nada de estraordináriamente melhor, como aconteceu entre o iPhone 3GS e o iPhone 4. Por isso, a meu ver, não vale a pena estar a comprar o iPhone 4S, só para acompanhar a tecnologia, já que o iPhone 4 ainda está “aí para as curvas”, ate porque não se podem esquecer que a Apple lança um iPhone todos os anos e, para o ano, aí sim, estará na altura de mudar.

Por isso, este iPhone 4S, é realmente espectacular e é o melhor da Apple, mas não vale a pena despender tanto dinheiro, para um smartphone que não traz assim tantas novidades.

Fonte: Engadget, Gizmodo, T3, TechRadar

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. says

    É difícil acompanhar o ritmo frenético da tecnologia! Esses celulares não ganham quase nada de novidades a cada atualização; mas, em compensação o preço fica muito elevado… É melhor trocar de celular a cada 3 ou 4 anos!

  2. geraldo silva says

    Mto bdia!!
    Permita desviar-me do foco principal do tema.
    Mas qual seria ou qual efetivamente o celular de outro (s) fabricante (s) que se igualam/assemelham ao novo produto da apple, o propalado, iphone 4s.
    obrigado, geraldo.
    belém/pará/brasil

    • Paulo says

      Arfa o preço do iPhone 4s ta bem bom rata ate barato para esse seu patamar acompanhar a tecnologia é para os fortes os fracos dizem que é Salgado hahaha

  3. gabriel moura says

    Se a pessoa for seguir os lançamentos da apple ela vai falir,pois além de terem um preço salgado (mas que valha a pena) não se pode investir em um Smartphone que tem preço de um notebook.
    Eu em pleno 2012 quase comprei um iphone 3gs já que não preciso tudo do 4s seria uma boa economia

  4. Dott says

    No meu caso, que ainda não tenho um iphone, penso que conpensa sim, e muito! É uma pena o preço ainda estar meio salgado, mas acredito que até o fim do ano o preço caia com o lançamento do 5.

  5. Luiz Sergio says

    Estes produtos sao caros so aqui no BRAZIL, pois la fora e mesmo que compra uma celular para da upgrad…Só…
    Pra quem tem amigo ou parentes que vao USA, compensa pedir de la ja desbloqueado…
    faz uma economia absurda….

    Pra quem vai compra aqui no brazil por lojas de vendas, ja nao sei se vale a pena, so se vc for fã e tiver dinheiro sobrando…(rico né)….

    Alguem ta sabendo alguma coisa do iphone 5…se souber deixa e compartilha…

  6. Anonimo says

    poh,mais para quem não tem nenhum,ainda n vale a pena??.
    Eu tenho um LG cookie e estou planejando comprar um Iphone,por que,o Iphone tem tudo que uma pessoa quer em um celular,então,eu acho q vale apena trocar

    • says

      Olá Gustavo,

      se tiveres disponibilidade e vontade, e se não tiveres um iPhone 4, então a compra do iPhone 4S recomenda-se. A par de outros telemóveis de topo, como o Galaxy S III, HTC One X, LG 4X HD e Sony Xperia S, é uma dos melhores smartphones do mercado.
      Continua a acompanhar o Tecnologia.com.pt

  7. Cleber says

    Tenho o galaxy sII e com certeza ele deixa todos os iphones comendo poeira… Como vi num site. Qualidade de foto e filmagem, tanto de dia como a noite sao incomparaveis!! A sansung acaba de lanca o galaxy note, um sonho de consumo. Iphone hoje E so pressao mesmo

  8. Xandy says

    O Cleber não e bem assim…minha esposa tem o galaxy e eu o iPhone , com certeza fotos, gráficos e apps gratuitos o galaxy da de 100, mas em facilidade para trabalhar e se organizar não da para comparar! Depende para que e qual uso e o gosto de cada um, mas os dois sao muito bons !

  9. lucas erico says

    A Apple ainda é imbatível! para quem quer um celular para joguinhos ou gosta de personalizá-lo, a linha galaxy é melhor, mas para quem precisa de uma celular fiável, estável, com bateria que aguente o rojão, o iphone dá um banho nos outros!! já fiz o teste com s2 e iphone 4, e posso dizer que o s2 trava, dá alguns erros e até mesmo reinicia sozinho, já o iphone NUNCA FAZ ESTE TIPO DE COISA!! NUNCA TE DEIXA NA MÃO! mas não é barato, pq não é um brinquedo, é um celular feito para o trabalho, e menos para a brincadeira! quem já usou um iphone profissionalmente nunca o trocará por qualquer outro, mas pode ser que apareça algo realmente melhor, vamos cer com o s3 ….

    • José Henrique says

      Realmente, um amigo comprou o Galaxy S2 e depois de ver todas as funcionalidades e qualidades, resolvi optar pelo iphone 4S porque o S2 não era tão incrível assim. Confesso que estava um pouco com o pé atrás, mas não me arrependi, pelo contrário, me surpreendi com quase infinitas possibilidades que o 4S me permite, especialmente no trabalho. A bateria também acaba sendo um pouco melhor que a do S2, mas poderia durar mais utilizando-se o pacote de dados. Parece que o S3 acaba com todos os defeitos do S2, mas será que vai continuar no pódio depois que o iphone 5 for lançado? Estou aguardando.

    • Nixon says

      Realmente, sempre fui viciado em Iphone, ja tive o 3, o 3GS e por ultimo o 4, e sequentemente será o 4S *-*
      Quem ja teve ou tem um iphone, nao o troca por motivo nenhum por outro celular ²

  10. Andreia says

    ola a todos! eu tenho um samsung galaxy S e confesso que adorava ter um iphone, e claro, sonhar por sonhar sempre melhor sonhar com o iphone s :))
    adorava mesmo mt! mas é claro que o factor do preço pesa muito, bom mesmo seria conseguir alguém que comprasse este ehe!
    por mim já ficaria feliz demais se tivesse ip de 16 gb mas ainda assim aqui em Portugal custa 600 euros, não é fácil não…
    mas o que é que vocês acham? vale a pena trocar por um iphone 4s? será que existe muitas aplicações gratuitas no iphone tal como existem para android? que é que vocês acham? devo perseguir o sonho?? desde já o meu muito obrigado a todos!

  11. Veronica says

    Eu comprei um iPhone 3gs a pouco tempo, ainda to pagando as prestações, foi caro 1000 reais, e eu estava querendo o 4s mas sairia muito caro, o 4 também. Você acha que fiz bom negocio comprando o 3gs que estava melhor para meu bolso ?

      • says

        Olá Verónica.

        É impossível lhe dizer se fez ou não um bom negócio, pois depende da utilidade que dá ao seu smartphone.
        Pessoalmente, acho que comprar um smartphone já “atrasado” no mercado é mau, pior pelo preço que custa o iPhone.

        Mas é a minha opinião, que não tem conhecimento da sua vida nem da utilidade que dá ao smartphone.

        Continue a acompanhar o Tecnologia.com.pt

        • Veronica says

          Obrigado Bruno ! Bom, eu não queria compra-lo por esta MEGA atrasado, mas no tempo que eu comprei ele era o mais barato, o 4 estava muito caro ainda, e hoje ele esta por 1400, e é muito dinheiro pra um celular, mas era o que cabia no bolso dos meus pais. Na verdade já esta bem pesadinho pra um celular, mas eu ainda quero o 4, porque sinto falta do flash e da camera na frente ;/

  12. Anonima says

    Boa tarde,
    Eu sinceramente acho essas comparações muito úteis, porem acho que essas informaçoes somente se aplicam a quem quer trocar de iphone 4para 4S , mas uma pessoa que tem um telefone ruim e antigo, como um desses nokias antigos, pode ter preferência pelo 4s O invez do 4 ainda que a outros detalhes do 4s que nao tem no 4, como a maior velocidade, e sua afirmaçao de que a durabilidade de bateria e maior.

  13. Anonima says

    Em relação ao preço, na realidade o preço no brasil recentemente deveria ser de 600 reais, porem é1999, isso nao é por causa da apple, sao os inpostos brasileiros que deixam o ipho ne absurdamente caro NO BRASIL, sendo que nos EUA ele custa 300 dólares

  14. says

    Olá! Tenho um celular super desatualizado, só uso o pobre coitado praticamente pra fazer e receber ligações, além de enviar e receber mensagens. Pretendo partir pro iPhone e pelo que entendi, pra quem não tem nenhum ainda, o melhor é partir direto pro 4S, não é isso? Minha “querida” operadora me ofereceu um, através de uma “promoção”, por algo em torno de 2.100 reais. Esse seria de 16gb porque o de 32gb é mais caro. Há alguma grande vantagem em escolher entre o de 16 ou o de 32? Vale dizer que consultei outra operadora, e através da portabilidade eu consigo um iPhone 4 por 900 reais. E aí, o que vcs me indicam? Já sou cliente da 1ª há anos, mas ela é péssima nas promoções de troca de aparelhos.

    • says

      Olá Jo.

      Para começar, é difícil dar-lhe uma opinião sem saber o uso que você dá ao seu smartphone. No entanto, o meu pensamento é: Vale a pena comprar um smartphone já “desatualizado”? Não falta muito par ao iPhone 5 estar aí, rumores apontam para Novembro.

      A diferença de preço é bastante, mas tente negociar. Telefone à sua operadora a indicar-lhe que a concorrente ofereceu-lhe uma boa promoção, mas que se eles baixarem preferia ficar com a atual operadora. Talvez consiga com que baixem o preço e, assim, comprar o iPhone 4S como pretende.

      Continue a visitar-nos.

  15. jonas says

    A plataforma do BlacKBery é infinitamente superior ao Iphone, A Rim dá um banho na Apple, e quem fala em Galaxy é porque não entende nada de smartphones. O Iphone é um brinquedinho para quem não tem nada que fazer, ou seja, joguinhos e outras futilidades que só satisfazem a curiosidade de crianças. Em tempo, o proprio diretor da Apple usa o Blackberry, É só ver na internet, inclusive com fotos.

  16. Rafael Vieira says

    Boa noite a todos! Estou com uma grande duvida e gostaria muito que alguém me desse uma força em minha escolha. Tenho um iPhone 4s de 64Gb comprado em NY (USA) em fevereiro deste ano(2012), só uso com a capa da otterbox defender (quem conhece sabe q tipo de proteção ela roporciona), desbloqueado e consequentemente sem vínculos e q uso muito bem, ja estando totalmente adaptado, porém recebi uma proposta de troca por um samsung galaxy S3 azul, na caixa e com NF. eu uso meu iPhone basicamente para tirar fotos, pagar contas, jogar, siri e redes sociais. Gostaria de saber se valeria apena e se alguém em meu lugar faria esta compra. desde já agradeço a ajuda de todos.

    • says

      Olá Rafael.
      É uma escolha difícil de aconselhar, pois são smartphones totalmente diferentes. Você já utilizou Android? Normalmente quem se habitua a um dos sistemas operativos móveis não gosta do outros, pode não gostar da funcionalidade do mesmo.
      Sinceramente, é uma decisão que deverá ser você a tomar, pois vai depender do que você realmente quer. Tente ver algum amigo que tenham o telemóvel para experimentar e ver se vale a pena trocar.

      Abraço

      • Rafael Vieira says

        Bruno, já tive android (Atrix) e gostei, mas estou adaptado ao iOS5.1.1, vi as qualidades das fotos do galaxy S3 e realmente são impressionantes a do iPhone, confesso (apesar de serem de 8Mpx os dois) achei um pouco fraca. vi q algumas coisas do galaxy são mais rápidas do q a do iPhone e algumas coisas do iphone são mais rápidas do q o Galaxy S3. Já q é uma questão de difícil decisão, vou mudar minha pergunta, certo? Para vc qual aparelho vai desvalorizar mais (sendo de segunda mão) daqui a um ano?

        • says

          o iPhone 4S falta pouco para se desvalorizar… Em Novembro está previsto sair o iPhone 5 e o 4S “sai de cena”, enquanto o Galaxy S III continuará como topo de gama, se seguir o mesmo o SII que durou um ano.
          Assim de repente, o Galaxy S III seria a melhor compra, mas se quiser esperar o iPhone 5 sai em Novembro.

  17. Jose says

    Pessoal, eu vou para madison em wisconsin nos estados unidos em setembro para uma feira e gostaria de saber onde vendem lá celular iphone 4s desbloqueado e sem linha ou seja que nao seje pos pago! Obrigado

  18. Izabela says

    Gente.. eu queria saber..pois ainda estou com duvidas.. na opinião de vcs.. colocando o IPHONE 4S e o GALAXY SIII lado a lado.. Qual venceria ?? Qual dos dois é melhor ? ou se Empata ? ‘-’

    Obrigada!

    • says

      Olá Izabela.

      Como disse num comentário anterior, é sempre complicado indicar qual será o melhor, pois estamos a falar em sistemas operativos diferentes. No entanto, tendo em conta que está a comprar o iPhone 4S com o Galaxy S III, em termos de hardware o Samsung é bem superior.

      Continue a acompanhar-nos.

  19. manuela says

    quando fiz 12 anos ganhei um i4 , mas agora que vou fazer 13 queroo mtoo um i4s (pela velocidade e qualidade) mas nao sei se comproo o iphone 4s ou espero o 5 ?

    • says

      A minha opinião é que comprar por comprar, deve ser o iPhone 5.

      Muito em breve vou publicar uma artigo de comparação entre o iPhone 4S e o iPhone 5, onde irei esclarecer se vale a pena, ou não, comprar o iPhone 5.

      Continue a acompanhar-nos.

  20. Melguibson says

    Olá, a opinião de vcs será um grande prazer. Vou compra do meu patrão o iphone 4s 16gb no valor de mil reais quando lançar o 5. Ele é super cuidadoso, e o celular está 100% visualmente. Esse preço está caro sabendo que o produto é segunda mão?

  21. Bárbara says

    - Não acho que está caro não, já que atualmente ele ainda custa de 1800 a 2000 reais.

    A minha dúvida em comprar um I4S, é nas diversas reclamações que li sobre sua bateria!
    E acho o SIII um celular muito grande para mim.
    O que fazer?

  22. Myla says

    gente, cuidado com quem diz pra comprar no USA, conheço pessoas que moram e moravam la, e os produtos da Apple, são caros lá também, porque além de pagar o aparelho, você paga um contrato com a linha, você não compra o celular sem a linha, e somente depois de um ano que você consegue trocar, o celular vai sair por quase R$-1500,00 la, isso mais o frete e os impostos que você terá que pagar pra pegar o aparelho. Mas se você tiver coragem de pegar o 4 ou o 3 usado, talvez vale a pena. Mas os aparelhos da Apple tem uma grande durabilidade, então se você não é do tipo que troca de celular umas 3 vezes ao ano, compensa pagar caro em um e tê-lo por muito tempo, mas comprar aqui mesmo. Conheço o Galaxy SII tbm, mas acho que isso depende do gosto da pessoa.

  23. Ivai Pereira says

    Bruno,
    Nunca tive um iphone meu celular a 2 anos é um Nokia E5, confesso que atende parte das minhas necessidades porém como todos que tem um iphone comentam para uso profissional, agendamentos de compromissos, lembretes, interatividade com redes sociais, uso de sites de bancos e e-mail, enfim, ouço que não me arrependerei se comprar e mais, se tiver um não sairei mais dele. A pergunta é, estou no exterior e surgiu a oportunidade de adquirir o Iphone 4S 16 gigas, desbloqueado, preto, na caixa por $ 600,00 = R$ 1.200,00 vale a pena adquiri-lo uma vez que no Brasil ele está na faixa de R$ 2.000 mesmo com a chegada do iphone 5?

    • says

      Olá Ivai e obrigado pelo comentário

      Para começar vou fazer de “diabo” e dizer que tudo o que você indicou pode ser feito em outros smarpthones bem mais baratos ou concorrentes, com Android ou Windows Phone 8.

      No entanto, o preço é bastante em conta, comparando com os iPhones no Brasil, ou até em Portugal.
      Um iPhone é sempre uma boa compra, já que é um smartphone que garante estabilidade e garantia de atualizações para as mais recentes versões, pelo menos por mais dois anos.

      No entanto, antes de decidir, você já experimentou algum? Gostou?
      É que a grande diferença entre os smartphones é o sistema operativo e isso é muito importante na escolha de um smartphone.

      Se gosto do iOS, então se surgiu a oportunidade, e você pode comprar, certamente que não ficar nada arrependido.

      Abraço e continue a visitar-nos.

    • says

      O meu conselho é experimentar os dois num loja de retalho.

      é que são sistemas operativos distintos e, a meu ver, uma comparação será sempre injusta e parcial.

      Eu como gosto mais do Android, iria para o Xperia T, no entanto o iOS é um sistema operativo excelente e os iPhones garantem atualizações sempre que há.

      Continua a acompanhar-nos.

    • says

      Olá Vanessa. Obrigado pelo comentário.

      Na verdade, há mais aplicações para Android gratuitas, do que há para a Apple. Mas quanto à bateria, todos os smartphones têm uma duração “normal” de pouco mais de um dia. Por isso, o que acontece com um iPhone 4S, acontecerá o mesmo com qualquer outro concorrente.

      Continue a acompanhar-nos.

  24. euciely says

    ola, tenho um galaxy y duos, mais nao estou muito, satisfeita, pq acho mt lento e gosto muito de jogos, queria saber se vale a pena compra um iphone 4 que hj na loja da apple esta 1.499 eo 4s 1.999. Me ajudem ai..

Trackbacks

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>