MWC: Android, o rei numa terra de nobres smartphones

O sistema operativo para dispositivos móveis da Google é o maior denominador comum entre todas as fabricantes presentes na MWC’12. E o Android apresenta números de meter respeito.

Os números foram revelados em Barcelona pelo próprio Andy Rubin, principal responsável pelo SO da Google: 850 mil novos Androids são activados todos os dias, existem perto de 300 milhões de telemóveis com o sistema operativo do robô verde em todo o mundo e por mês são descarregadas mil milhões de aplicações do Market. Ao todo existem mais de mil aparelhos diferentes que suportam o sistema operativo da Google.

A loja de aplicações do Android atingiu recentemente a marca das 450 mil apps diferentes disponíveis para download através dos dispositivos móveis. Em inícios de 2011, o número de aplicações disponíveis era «apenas» de 150 mil – números de um crescimento gigante e que mostram como o SO da Google está a ter aceitação no mercado e junto dos desenvolvedores. O Android Market aproxima-se cada vez mais da App Store da Apple, que tem mais de 550 mil aplicações oficiais ao alcance dos utilizadores iOS.

Longe da batalha entre os titãs Google e Apple está a Microsoft e o Windows Phone Market, que apenas conta com 65 mil aplicações disponíveis para download. Apesar da posição mais distanciada, Hugo Barra, director de gestão dos produtos Android, confessou ao site Mashable que o aparecimento do WP da Microsoft foi bom para o mercado dos sistemas operativos móveis, pois ajudou a indústria a dar mais um passo em frente. “Nós respeitamos, damos as boas vindas e apreciamos a competição” acrescentou Hugo Barra.

Na mesma entrevista o director de gestão dos produtos Android reconheceu ainda que a Google não tem qualquer problema com as modificações que as fabricantes fazem no sistema operativo. Barra lembrou que o Android é um SO aberto e que a empresa de Mountain View apenas encoraja a simplificação de processos e design. O brasileiro trintão confessou ainda que gostaria de ver o sistema de reconhecimento por voz mais integrado e utilizado no Android, um pouco como acontece com o Siri no iOS.

Nas terras de sua majestade Juan Carlos, o Android é um convidado ao nível da realeza internacional. No Mobile World Congress é o sistema operativo mais utilizado pelas diferentes fabricantes, não só em smartphones como em tablets. HTC, ZTE, Huawei, Sony, Panasonic e Fujitsu são alguns dos nomes que apresentaram telemóveis topo de gama com o robô verde de origem. E a versão 4.0 do Android parece ser suficientemente estável para a ser aposta de quase todas as fabricantes.

Ainda no MWC’12, num apontamento promovido pela Google, Eric Schmidt, presidente da gigante dos motores de busca, considerou o Android um SO melhor que os outros porque “é um sistema operativo real”. Na apresentação falou-se ainda do Chrome para Ice Cream Sandwich, de como os carros sem condutores estão quase a chegar e de como a Google pode estar a preparar algo no campo da… holografia. “As coisas que até à bem pouco tempo pertenciam à ficção científica, como os hologramas, elas estão a chegar” referiu Schmidt. A tentativa de entrar em força no mercado chinês foi outra das confissões que o presidente da empresa referiu em conversa com os jornalistas.

Até lá o Android vai continuar a ser o principal destaque da multinacional que dentro de pouco tempo deverá atingir novos patamares históricos.

One thought on “MWC: Android, o rei numa terra de nobres smartphones

  1. O que torna o Android tão popular e querido é, além de sua facilidade de uso, o fato de ser open source, que é algo que atrai muitos desenvolvedores e possibilita sua utilização em aparelhos de inúmeros fabricantes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>