TMN Walet promete acabar com o tradicional porta moedas

A Portugal Telecom apresentou um sistema inédito de pagamentos através do telemóvel, o TMN Wallet. Brevemente vai ser possível, por exemplo, pagar o seu café da manhã com o telemóvel que todos os dias o acompanha.

Ainda em fase experimental com a duração de 3 a 6 meses, o sistema está disponível apenas para colaboradores da PT, que se desloquem aos edifícios da empresa na Avenida Fontes Pereira de Melo e na Avenida Álvaro Pais em Lisboa, e no edifício da PT Inovação em Aveiro.

Os colaboradores da empresa de telecomunicações, podem adquirir produtos nas máquinas de venda automática, espaços de restauração e serviços de venda personalizada de produtos alimentares, disponíveis nesses edifícios, utilizando apenas o telemóvel para pagamento.

O Google tinha já lançado em 2011, o ‘Google Wallet’, nos Estados Unidos, ainda que com algumas limitações, uma vez que funciona apenas com dispositivos que tenham compatibilidade com a tecnologia NFC (Near Field Communications).

O TMN Wallet foi desenvolvido para a TMN pelo Sapo e pela PT Inovação e apresenta 4 formas diferentes de pagamento, além da tecnologia NFC, a mesma que o ‘Google Wallet’ utiliza, também é possível efectuar o pagamento através de SMS, USSD (Dados Não Estruturados de Serviço Suplementar) e através de QR Codes.

Segundo Tiago Silva Lopes, da Direção de Dados e Conteúdos Multiplataforma, afirma que “É um projeto muito importante porque vai ajudar-nos a conhecer melhor a tecnologia que tem vindo a aparecer no mercado, nomeadamente o NFC, e ensinar um pouco sobre como as pessoas interagem com estas novas tecnologias e com a possibilidade de pagarem através do telemóvel”. O diretor acrescenta que este “é seguramente um primeiro passo para uma oferta comercial

A utilização do serviço é extremamente simples, o utilizador começa por se registar no site do serviço TMN wallet, e cria uma carteira virtual que poderá carregar utilizando o seu cartão de crédito, Paypal, multibanco ou MB Phone. Este saldo é independente do habitual saldo de comunicações do cliente e poderá ser carregado a qualquer momento.

Este projecto piloto conta com a participação de várias empresas de comércio de bens alimentares como a Torrine, Simple Fruit, ICA e Solnave. Conta ainda com a participação da Huawei e da Incard nas componentes de equipamentos relacionados com a tecnologia NFC.

One thought on “TMN Walet promete acabar com o tradicional porta moedas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>