Tim Cook é o CEO mais popular do sector tecnológico

O mais alto responsável da Apple foi eleito pelo site Glassdoor como o chefe executivo com a maior taxa de aprovação por parte dos funcionários das respectivas empresas. Tim Cook sucedeu a Jobs e rapidamente tornou-se o mais popular.

O co-fundador da Apple que faleceu em 2011 tinha sido considerado o CEO mais popular desse ano com uma taxa de aprovação na casa dos 95 por cento. Numa medição intermédia, em Agosto de 2011, altura em que Steve Jobs anunciou a sua saída da Apple, a taxa de aprovação subiu para os 97 por cento. O actual manager da empresa de Cupertino igualou a marca de Steve Jobs, ao reunir a aprovação de 97 pessoas em cada cem inquéritos. O estudo da Glassdoor baseia-se na resposta dada a uma única pergunta por diversos empregados anónimos: “aprova a maneira como o seu CEO está a conduzir a empresa?”.

Timothy D. Cook está na Apple desde Março de 1998. Contratado por Steve Jobs, sempre foi um dos seus braços fortes dentro da empresa. Cook já tinha assumido o cargo de CEO em 2004 e em 2009 quando Jobs se retirou por problemas de saúde. Aos 51 anos é o mais bem sucedido chefe executivo da mais valiosa empresa do mundo, e desde que chegou ao comando, a Apple tem batido recordes de vendas. Durante a entrevista feita à Glassdoor, um dos empregados da empresa da marca da maçã disse que “a liderança da empresa está a fazer um trabalho fantástico. Temos a melhor equipa de gestores entre todas as outras”.

Em segundo lugar ficou Jim Turley, chefe executivo da Ernst & Young, com uma aprovação de 95 por cento, o que representa uma subida de doze por cento relativamente a 2011. Paul Jacobs da QUALCOMM, também com uma taxa de aprovação de 95 por cento por parte dos seus empregados, fecha o pódio, depois de protagonizar uma subida de sete por cento na sua popularidade. Destaque ainda para o quinto lugar de Larry Page, CEO da Google, com 94 por cento de aprovação, mas que representa uma queda de dois por cento relativamente ao seu antecessor, Eric Schmidt.

No top 25 publicado pela Glassdor no blog oficial da empresa Jeffrey Immelt, gerente da GE, apresentou o maior crescimento ao subir 19 pontos percentuais para os 83 por cento, enquanto Bob McDonald registou a maior queda, de dez por cento, fixando-se a sua taxa de popularidade nos 84 pontos.

A tabela dos chefes executivos mais populares do ramo tecnológico foi baseada em 280 000 respostas, entre 16 de Março de 2011 e 15 de Março de 2012.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>