Alunos do 4º ano fazem hoje provas de aferição

São 5103 as escolas e mais de cem mil alunos a realizar as provas de aferição de Língua Portuguesa hoje, às 10h00. A prova sobre os conhecimentos de matemática está agendada para sexta-feira. Este ano as provas ainda não contam para a avaliação.

Ainda sobre o regime antigo, as provas de aferição dos alunos do quarto ano de escolaridade não contam para a avaliação final do estudante. Esta medida será diferente já a partir do próximo ano, onde a prova de aferição passa a chamar-se 2prova final” e a contar 25% para a avaliação final do aluno. Nos anos seguintes, a percentagem sobe para 30%, tanto nas provas finais como nos exames.

A medida no sistema de exames em Portugal foi tomada por Nuno Crato, Ministro da Educação. Outra das alterações são as provas de aferição dos alunos do sexto ano, estes já não as vão realizar hoje, no mesmo dia que os alunos do quarto ano. As provas serão feitas em junho e já contarão 25% para a nota final do aluno (30% nos anos seguintes).

As provas de aferição pretendem testar os conhecimento sobre o desempenho dos alunos a Língua Portuguesa e Matemática. São feitas em duas partes, 45 minutos cada com um intervalo de 25 minutos. Em 2011 os resultados de matemática dos alunos do ensino primário foram abaixo do esperado e os de português também baixaram, mas mantiveram-se nos 69%. No ano passado realizaram a prova 103440.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui