Galaxy S III domina nos testes de benchmark

A Samsung apresentou a nova estrela cintilante da companhia com pompa e circunstância. “A nova galáxia” da qual falaram os sul-coreanos, será a maior e a melhor de todas?

O universo do Android é grande e continua em pleno crescimento. No meio de tantos smartphones e tablets, existem alguns que se destacam como SuperGigantes pois brilham mais forte que todos os outros, e existem outros que são verdadeiros buracos negros pois concentram em si um conjunto de atenções negativas. É o bem e o mal, o equilíbrio perfeito do cosmos.

Dentro das estrelas, muitas lutam para ser a principal, aquela sobre a qual giram todas as atenções de consumidores e especialistas tecnológicos. O novo Samsung Galaxy S III é certamente especial, não só por ser o sucessor de uma linha de telemóveis que tanto sucesso têm feito e que contribuíram para a escalada da fabricante sul-coreana como líder no mercado dos dispositivos móveis. O GS III é especial pelo conjunto de especificações monstruosas que agrega, bem como pela aposta na preocupação no lado mais humano da utilização de um smartphone. Mas será a estrela da galáxia?

O Samsung Galaxy S III foi então submetido a diferentes testes de benchmark pela mão de diferentes sites da imprensa especializada. O smartphone coreano teve que se digladiar com os telemóveis mais fortes do mercado e o resultado é positivo: venceu em quase todos os testes realizados.

O GSM Arena poucas horas depois da apresentação do GS III testou o novo telemóvel da Samsung no Quadrant, uma aplicação que põe à prova o processador, o chip gráfico e a memória do telemóvel. O smartphone coreano ficou à frente de todos os outros concorrentes, e segundo o site, atingiu o melhor resultado alguma vez observado: 5642 (onde um número mais alto significa melhores resultados). O GSM Arena relata ainda que o HTC One X, outro smartphone com processador quad-core, teve um desempenho muito semelhante ao Galaxy S III, perdendo apenas na parte gráfica.

No SunSpider, um benchmark que testa a capacidade de processamento JavaScript do telemóvel e que está relacionado com a velocidade de navegação na Internet, o Galaxy S III voltou a sair vencedor com uma pontuação de 1479 (onde um número mais baixo significa melhores resultados). O HTC One X voltou a ter um desempenho próximo ao do GS3, enquanto o iPhone 4S por exemplo, ficou a uma distância considerável de 800 pontos. Também no SunSpider, o site Anandtech obteve resultados semelhantes mas o Lava XOLO X900, primeiro smartphone com processador da Intel, ficou à frente do GS III.

No BrowserMark, um benchmark que examina a capacidade dos telemóveis em linguagem HTML 5, o topo de gama da Samsung pulverizou a concorrência e não deixou margem para dúvidas sobre quem é superior. 169811 pontos (onde um número mais alto significa melhores resultados), contra 111853 do Galaxy S II, o segundo classificado neste teste.

O Engadget também rodou alguns testes no topo de gama da marca sul-coreana e o desempenho foi sempre positivo. Destaque para os resultados do desempenho gráfico nos NenaMark benchmarks, onde apesar de ter uma taxa de frames por segundo perto dos 60, fica ainda atrás do HTC One S.

O mais recente smartphone da Samsung é fortíssimo como os testes comprovam, mas não é imbatível em todas as áreas. Os testes realizados pelo site Anandtech, usando o Vellamo benchmark que põe à prova a navegação móvel nos telemóveis e tablets, mostram uma vantagem do topo de gama da HTC sobre o Samsung Galaxy.

Os resultados são discutíveis, principalmente porque as fontes não revelaram em que condições os testes foram feitas: versões do sistema operativo móvel Android, se são versões modificadas ou não, que tipo aplicações têm instaladas. Mas à partida os telemóveis foram testados como vieram de fábrica.

Apesar de a Apple ter lançado o iPhone 4S à meio ano e de o HTC One X fazer sombra à presença do Galaxy S III, a verdade é que o smartphone da Samsung é vencedor em demasiados testes para não ser realmente bom. Resta esperar pelo lançamento de mais smartphones quad-core Android para ver até que ponto o GS3 se consegue manter como o mais brilhante dos telemóveis na galáxia dos dispositivos móveis.

One thought on “Galaxy S III domina nos testes de benchmark

  1. Pingback: Samsung Galaxy S III chega a Portugal no dia 14 de Junho

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>