Facebook poderá desaparecer em menos de dez anos

Entre cinco a oito anos: segundo o analista Eric Jackson, é esta a esperança de vida para a maior rede social do mundo.

O fundador da Ironfire Capital acredita que o Facebook deverá desaparecer em menos de uma década, fruto da sua incapacidade de transitar com sucesso para a geração móvel. No programa Squawk on the Street, transmitido pela CNBC, o analista comparou o Facebook à Yahoo que atualmente “vale 10% do que valia no auge do ano 2000”, prevendo um destino semelhante para a rede de Zuckerberg.

A análise de Jackson baseia-se no pressuposto de que até hoje existiram três gerações de empresas de Internet: a primeira, a dos grandes portais, com nomes como a Yahoo e a AOL; a segunda, da Web social, com empresas como o MySpace e o Facebook; e a terceira, que está a emergir neste momento, de empresas direcionadas para as plataformas móveis. Segundo ele, apesar dos esforços empreendidos por estas empresas ainda nenhuma conseguiu fazer com sucesso a transição para a geração posterior – e poderá ser precisamente esse o destino que aguarda a empresa de Mark Zuckerberg.

O problema não é propriamente uma novidade: antes da entrada do Facebook em bolsa, em maio de 2012, a própria empresa reconheceu que as plataformas móveis continuam a ser um desafio, isto porque a marca não retira qualquer rendimento do acesso dos utilizadores através desta via, embora 50% dos dos acessos à rede sejam feitos através destas plataformas.

O pessimismo em torno do Facebook também não tem favorecido a empresa na bolsa: em apenas duas semanas, a empresa viu o valor das suas ações cair mais de 27%.

E as más notícias não ficam por aqui. De acordo com um estudo recentemente divulgado pela Reuters e pela Ipsos, mais de um terço dos utilizadores do Facebook admitiu que atualmente passa menos tempo a navegar na rede do que há seis meses. Mas nem tudo parece ser mau: o mesmo estudo apontou para uma subida do tempo de navegação em 20% dos inquiridos, injetando alguma esperança e confiança quanto ao futuro da empresa como rede social e como valor de mercado.

Resta esperar para ver que trunfos terá  Zuckerberg ainda guardados. Será o Sr. Facebook capaz de mudar pela primeira vez a história das empresas de Internet?

One thought on “Facebook poderá desaparecer em menos de dez anos

  1. Pode durar mais dez anos, mas só se não surgir uma outra inovadora que tome de assalto os dispositivos móveis, e faça deles a sua própria plataforma para existir. Nesse caso, a vida util do Facebook será ainda mais curta…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>