Aliens: Colonial Marines origina petição contra “machismo”

A série Alien sempre foi conhecida pela sua forte mensagem feminista. A sua protagonista, Ellen Ripley, é talvez o exemplo mais conhecido de uma heroína de ficção científica que prevalece e sobrevive enquanto os seus colegas do sexo masculino morrem às dezenas, ao longo de quatro filmes.

Por isso é de estranhar que o estúdio Gearbox Software, que está a desenvolver o jogo Aliens: Colonial Marines, tenha decidido não dar aos jogadores a hipótese de jogar com uma personagem feminina na componente multijogador, sendo apenas possível criar um avatar do sexo masculino. Haverão marines de sexo feminino no modo campanha, mas não sob o controlo do jogador. Esta atitude deu origem a uma petição online, criada por uma jogadora chamada Melissa K., para o estúdio “dar-nos a hipótese de criar uma personagem feminina no jogo, para nos podermos representar da mesma forma que os homens podem”.

Se há realmente uma série de ficção científica que dá ás mulheres um papel central é a série Alien. O seu personagem central é feminino, vários dos marines do filme ao qual o jogo é a sequela oficial são mulheres, e mesmo a sociedade das criaturas é matriarca, com uma Rainha no topo a dominar os machos. Por isso, tendo em conta que a Gearbox Software insiste que está a ser fiel ao universo da série, a omissão de personagens femininas numa série dominada pelo ponto central do domínio feminino é, no mínimo, estranha.

O objetivo da petição é chegar às mil assinaturas e conta neste momento com pouco mais de 400. Se decidirem que é um ponto para o qual vale a pena contribuir podem sempre juntar o vosso nome à lista de assinantes. Tendo em conta que ainda faltam meses para o lançamento do jogo e que há mais mulheres a jogar do que em qualquer ponto na história do gaming, agora é o momento da Gearbox fazer as mudanças necessárias, e num um jogo da série Alien sem mulheres, mesmo que seja só no multijogador, ficará sempre a faltar qualquer coisa.

Aliens: Colonial Marines sai no dia 12 de fevereiro de 2013 para a PS3, Xbox 360, PC e WiiU.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

No Trackbacks.