Análise: Prada phone by LG 3.0

LG Prada 3.0 (2)O Prada phone by LG 3.0 é fruto da parceria entre a LG e a Prada, que já vai na 3ª versão, e é uma peça de design excelente. Vamos à nossa análise.

O LG Prada 3.0 é um smartphone com boas caraterísticas, sendo o seu hardware de uma gama média/alta. A própria caixa onde vem o smartphone demonstra a qualidade de design, não nos fazendo esquecer que é uma parceria com a Prada. Aqui ficam as caraterísticas técnicas principais do produto. Também tem NFC, que não podemos testar, mas é uma mais valia neste smartphone.

Características e Acessórios

o Sistema Operativo: Android Gingerbread 2.3.7
o Memória: 8GB de memória interna
o Dimensão do ecrã: 4.3”
o Resolução: WVGA (800 x 480)
o Ecrã NOVA Display: 800 nit
o Camera: 8MP Full HD (1080p)
o Processador 1.0GHz Dual-Core/ Dual Channel/Dual Memory
o Bateria 1540mAh

A própria caixa do LG Prada demonstra luxo e faz jus ao nome Prada. Um pormenor desta caixa é o tamanho em comparação com os concorrentes, que têm escolhido caixas muito mais pequenas. Ao abrirmos a caixa, temos logo o smartphone, com uma pequena pega que serve para tirar o telemóvel e para aceder à parte de baixo da caixa, onde está os acessórios e o livro de instruções do LG Prada 3.0.

LG Prada 3.0 (15)

Em termos de acessórios, tem os normais, um cabo USB-MicroUSB, um carregador USB de tomada e uns auriculares. De realçar o design dos auriculares que é excelente, mas não impressionam pela qualidade de som sendo o suficiente para o utilizador normal.

Design e funcionalidade

Sem dúvida que o ponto mais forte deste LG Prada 3.0 é o Design, basta ter o “toque” da Prada, para se perceber que tem a qualidade do seu luxo. Ao pegarmos no smartphone sentimos a parte traseira do smarpthone com uma saliência que lembra couro, parecido com a mesma saliência da caixa.

LG Prada 3.0 (6)

Os botões do volume são normais, mas destaco os botões de cima, simples e bem discretos, onde vemos o botão da esquerda, para ligar e desligar, o botão deslizante para a porta micro-usb, o botão mais à esquerda para a câmara e a entrada para os auriculares, bem situado. Ainda acerca dos botões, quero destacar o botão deslizante que esconde a porta microUSB, para mim deveria vir em todos os smartphones para, assim, protegerem a porta micro-usb do lixo e pó.

LG Prada 3.0 (3)

Apesar do Design ser excelente, a funcionalidade está um pouco aquém. Os botões são tão pequenos e discretos que é normal termos o smartphone ao contrário e andarmos à procura dos botões, além da dificuldade de o fazer com uma única mão. Este é um caso em que se pensou mais no Design do que na funcionalidade do smartphone, mas que, com o habito, vai-se percebendo qual a melhor forma de o manusear e deixar de lado “estas dificuldades”.

Mais uma crítica negativa ao botão da câmara que, normalmente é usado para tirar fotografias, mas é a câmara frontal que aparece por defeito, o que sai frustrada esta “facilidade”, pois obriga-nos a ter de tocar no ecrã para mudar a câmara que pretendemos tirar fotografia.

Interface e Desempenho

Ligamos o smartphone e aparece os quatro botões característicos dos smartphones da LG, o “menu”, “início”, “volta” e o “procurar”. No entanto, há aqui um pormenor que “irrita” um pouco, enquanto em outros smartphones da LG os botões ficam ativos durante vários segundos, neste os botões ficam ativos por uns 2 a 3 segundos, o que significa que teremos de ser rápidos nas decisões.

A versão do Android presente no LG Prada é o Android 2.3.7 Gingerbread, ainda à espera da atualização para o Android 4.0, que pode dar uma melhoria às funcionalidades deste smartphone.

O Interface do LG Prada 3.0 é excelente. Para este smartphone foi desenhado uma interface própria, num tom escuro, que foi do meu agrado, principalmente pela originalidade. Ao olharmos as imagens do sistema operativo, verificamos que a maioria das aplicações que usamos estão redesenhados para ficarem bem com esta interface, o problema é quando começamos a meter aplicações próprias que ficam “demasiado coloridas” em comparação com a interface do Prada.

Agora é a vez dos testes de desempenho ao smartphone. Escolhi o AnTuTu, o Quadrant e o Vellamo. Os dois primerios são os principais testes de desempenho mais utilizados, pois são considerados os melhores, além de conterem o resultado e mostrarem um gráfico comparativo com outros.O Vellamo é um teste ao desempenho na internet e do browser do smartphone.

Teste Desempenho LG Prada 3.0

Os resultados são bastante satisfatórios e vão ao de encontro do processador, um dual-core a 1GHz. O AnTuTu registou 4716, ficando um pouco abaixo do Maximo 2X, também da LG, e no Quadrant registou 2253. O destaque vai para o Vellamo, que registou 801 e ficou à frente de excelentes smarpthones com o Samsung Galaxy S II, quando ainda usava o Android 2.3.

Eu gostei bastante, nomeadamente de alguns pormenores do browser nativo do LG Prada 3.0, como quando queremos mudar de separadores, podemos visualizá-los lado a lado, numa formato circular, circulando entre eles para encontrarmos o separador que procuramos.

LG Prada 3.0 SO (1)

Câmara e Multimédia

A câmara não desilude pela sua qualidade, 8MP que tiram boas fotos, mas ainda longe de substituir a nossa câmara digital. Fica aqui alguns exemplos de fotografias tiradas, sendo a última tirada com o Zoom no máximo. A resolução era de 3000×2000, mas foram reduzidas.

Fotos LG Prada 3 (1)

Fotos LG Prada 3 (12)

Fotos LG Prada 3 (17)

Foto utilizando o Zoom no máximo

A parte Multimédia é que deixa um pouco a desejar, muito por culpa da resolução que este ecrã tem. Apesar de o brilho do ecrã ser excelente, 800 nit, a resolução fraca, que é 800 x 480, limita a qualidade de vídeo, comparada com a maioria dos smartphone de gama média/alta e alta. Alias, se formos aos smartphone do mesmo preço, poderemos considerar muito fraco.

Apesar de o ecrã não mostrar grande definição, a gravação é excelente, tanto em fotografia como podemos ver a cima, como em vídeo, grava numa resolução Full HD 1080p.

Veredito

Se está a procura de um smartphone tendo em conta o design, aqui está a melhor escolha. O LG Prada 3.0 é uma peça de design excelente e que irá convencer todas as pessoas. Além disso, as características não desiludem, um processador dual-core, 1GB de RAM são suficientes para a utilização do dia a dia e para as aplicações, além da câmara de 8MP suficiente para as fotografias e vídeos.

No entanto, se não tem a preferência pelo design e procura, em vez disso, o melhor hardware possível, esta não será a melhor opção. Tendo em conta o preço, é vendido em exclusivo pela TMN por 599€, o que é um preço muito elevado, comparando com outros smarpthones com o melhor hardware. Acredito que poderia haver um pouco de mais investimento no hardware deste smartphone, tendo em conta o que se paga.

Pontos a Favor:

+ Design excelente

+ Tema Android

+ Botão deslizante protetor MicroUsb

Pontos Contra:

- Preço

- Resolução de ecrã Baixa

- Hardware no ano passado

O smartphone Prada phone by LG 3.0 está à venda em Portugal em exclusivo pela TMN, por 599,90€. A seguir fica uma galeria de imagens das fotos tiradas ao LG Prada 3.0 e das fotos tiradas pelo smartphone.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. pedro says

    Boa tarde,

    Não querendo fazer publicidade gratuita, contudo irrita-me a margem de lucro das operadoras…
    Pode-se adquirir o mesmo smartphone e desbloqueado, a menos de metade do preço.

    Relativamente ao smartphone, lugo que excede-se na originalidade do interface, onde, as aplicações a instalar (com cores) se misturam com as restantes, confundindo o design…

Trackbacks

  1. [...] As funcionalidades principais, como a focagem e o tempo entre tirar duas fotos estão dentro de um segundo, o que é bom. No entanto, à noite, o tempo de focagem demora um pouco mais, variando das várias situações, o que é admissível. Houve uma situação que tive de tirar várias fotos seguidas, para conseguir obter a melhor, pois não estava muito próximo e a luminosidade não ajudou. Quando fica próximo demais, cerca de 2 a 3 centímetros, também tive alguma dificuldade em tirar fotos, tendo que repetir diversas vezes as fotografias. As fotografias tiradas a alguns smarpthones já analisados foram com esta câmara, foram eles o Huawei Ascend P1, Huawei Honour e o LG Prada 3.0. [...]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  1. [...] As funcionalidades principais, como a focagem e o tempo entre tirar duas fotos estão dentro de um segundo, o que é bom. No entanto, à noite, o tempo de focagem demora um pouco mais, variando das várias situações, o que é admissível. Houve uma situação que tive de tirar várias fotos seguidas, para conseguir obter a melhor, pois não estava muito próximo e a luminosidade não ajudou. Quando fica próximo demais, cerca de 2 a 3 centímetros, também tive alguma dificuldade em tirar fotos, tendo que repetir diversas vezes as fotografias. As fotografias tiradas a alguns smarpthones já analisados foram com esta câmara, foram eles o Huawei Ascend P1, Huawei Honour e o LG Prada 3.0. [...]