Controlar o PC apenas com o movimento dos olhos

Um par de óculos ligado a duas câmaras de vídeo que, por sua vez, comunicam com um computador,  permitem ao utilizador realizar tarefas comuns no PC recorrendo apenas ao movimento dos olhos.

As câmaras fazem a leitura do olhar e transmitem a informação ao computador através de uma ligação wireless ou de um cabo USB. A expressão “num piscar de olhos” aplica-se à letra à nova tecnologia criada por um grupo de investigadores do Imperial College, em Londres.

Mexer o cursor sem a ajuda do rato e apenas com os olhos pode fazer toda a diferença quando os utilizadores se tratam de pessoas com dificuldades de mobilidade. Foi a pensar nestas pessoas que esta tecnologia foi construída: doentes com esclerose múltipla, Parkinson, distrofia muscular, lesões na medula ou membros amputados vão poder recuperar alguma da sua independência e melhorar em muito a sua qualidade de vida.

De acordo com o Daily Telegraph, o aparelho permite aos pacientes interagir mais suave e rapidamente, quando comparado a outros tecnologias já existentes no mercado, mais caras e que exigem implantes de elétrodos no cérebro. O preço é justamente outra das vantagens: os óculos e as câmaras necessários à monitorização do olhar têm um custo total de 60 euros: 25 euros cada câmara e 5 euros as armações.

De forma a comprovar a sua funcionalidade, os investigadores colocaram seis pessoas a jogar ping-pong num computador, apenas com o piscar dos olhos e os resultados foram satisfatórios.

Estima-se que a tecnologia possa entrar no mercado dentro de dois ou três anos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>