Jovens criam jogo para iPad para salvar Rio de Paiva

A iniciativa partiu de um professor da Secundária de Castro Daire e em conjunto com os alunos do Curso Profissional de Multimédia criarem um jogo alusivo ao problema do Rio.

O jogo chama-se SOS Rio Paiva é, segundo os próprios, o primeiro jogo a ser desenvolvidos por alunos de uma escola secundária. Os alunos da secundária e o professor Filipe Duarte decidiram criar este jogo para chamar a atenção da poluição que se faz sentir no Rio Paiva, que já foi considerado um dos rios menos poluídos da Europa.

O jogo já está concluído e já foi enviada para a Apple para entrar na App Store, estando à espera de aprovação. Como a aprovação não chega, decidiram apresentar oficialmente o projeto e o jogo, que acontecerá este fim-de-semana na Fnac do Palácio do Gelo em Viseu, disponibilizando o ficheiro de instalação para poder ser jogado no iPad e, muito em breve, no browser. Também está planeado versões para Android, Kinect da Xbox e iPhone.

O jogo consiste em ajudar uma lontra a ultrapassar os obstáculos que se encontram ao longo do rio (descargas de líquidos poluentes, redes de pesca, plásticos, entre outros). Para obter pontos a lontra terá de comer os peixes (bogas e trutas) e não colidir com os obstáculos, caso contrário, a lontra morre.

O jogo será gratuito, para, assim, chegar a todos e conseguir o impacto necessário, que é o objetivo do jogo. O projeto já foi destacado numa reportagem da RTP e já foi mostrado ao Presidente da Republica, Cavaco Silva. Aqui fica o trailer do jogo:

Deixe o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>