Pintura: as descobertas de Rafael e Matisse

Odalisque au Pantalon Rouge, obra da autoria de Henri Matisse, datada de 1925 (in Diário de Notícias)

Esta semana, e por razões distintas, vieram a público os nomes de Rafael e Matisse. No total são quatro as obras de arte em causa.

Um estudo realizado pelo Teylers Museum, um museu holandês, concluiu que três desenhos cuja autoria era atribuída a pupilos de Rafael, afinal foram executados pelo próprio pintor renascentista.

Os desenhos em causa, todos realizados a giz, são: Portrait of a Young Man (1515-1517); Joshua Addressing the Israelites at Shechem (1516-1518); Flying Putto with the Attributes of Vulcan (1518)

Na óptica de Michiel Plomp, membro do Teylers Museum, “estes trabalhos têm características distintas que revelam claramente a assinatura de Rafael”, acrescentando que “os desenhos de Rafael e a sua escola são um verdadeiro campo minado.” Exemplo do trabalho conjunto realizado entre o pintor e os seus alunos são alguns dos frescos da Capela Sistina.

De realçar que esta descoberta ocorre no ano em que será inaugurada na Holanda, a 28 de Setembro, a “primeira grande retrospectiva de Rafael”, conforme avança o Público. Esta retrospetiva incidirá sobre os métodos e técnicas utilizadas por Rafael.

Já em relação a Henri Matisse, a história é bem diferente. Segundo a France Presse, uma operação do FBI levou à descoberta do Odalisque au Pantalon Rouge, uma obra de Matisse datada de 1925, a qual havia sido furtada há cerca de dez anos do Museu de Arte Contemporânea de Caracas.

Num comunicado da polícia norte-americana, o Odalisque au Pantalon Rouge, avaliado em três milhões de dólares, iria ser vendido por 740 mil dólares a agentes do FBI que se apresentaram como supostos compradores desta obra de arte. Deste modo, foi possível recuperar a pintura de Matisse, na terça-feira, dia 17, e prender dois suspeitos.

Com estas situações, foram acrescentadas três obras ao espólio do pintor Rafael e foi ainda recuperada uma obra de arte do pintor Matisse.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Trackbacks

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>