Primeiro telemóvel com Firefox OS custará 100 euros

O baixo preço dos smartphones Firefox parece ser um dos grandes trunfos que a Mozilla tem na manga para fazer do seu sistema um vencedor. O presidente da empresa está consciente das dificuldades que terá que enfrentar no universo dos SO móveis, cada vez mais difícil e competitivo.

A confirmação do preço foi feita por Matthew Key, CEO da Mozilla, numa conferência em Londres. Key afirmou que os telemóveis com Firefox OS deverão chegar ainda durante o primeiro trimestre de 2013, e o primeiro smartphone equipado com o sistema operativo móvel da raposa não deverá custar mais de 100 euros. “Nós queremos oferecer a mesma experiência do Android num aparelho mais barato ou a mesma experiência num dispositivo que tem o mesmo preço”, referiu Matthew Key.

O presidente da Mozilla declarou como principal concorrente o SO Android, sistema ao qual aponta diversas críticas. Uma delas está relacionada com a forte fragmentação que os dispositivos móveis com o sistema operativo do robô verde têm que enfrentar. Ao tecer este tipo de juízos, o presidente da Mozilla parece estar a dar a indicação de que os telemóveis com Firefox OS, serão capazes de suportar atualizações durante vários semestres.

Matthew Key disse ainda que o sistema operativo móvel que irá ser lançado nos primeiros meses de 2013, pretende sobretudo colmatar o enorme desequilíbrio que existe no número de smartphones equipados com Android. As declarações são ousadas tendo em conta que marcas como a Microsoft, Nokia e Research in Motion têm vindo a combater de forma dura e quase desesperada a sua manutenção nesta guerra fria entre Apple e Google. O próprio Key reconhece a sua audácia. “Não subestimamos o tamanho dessa tarefa. Muitos sistemas operacionais já surgiram e a maioria deles falhou” conclui num discurso na Telefonica Digital.

Pouco tempo depois do anúncio do lançamento do novo sistema operativo móvel, Rob Hawkes, um evangelista para o Firefox OS, decidiu revelar a primeira imagem oficial do SO da Mozilla:

Apesar de a imagem mostrar um Galaxy S II, será pouco provável ver o sistema operativo da Mozilla num telemóvel da Samsung, pois a empresa sul-coreana não faz parte do leque atual de empresas parceiras. A fotografia publicado no Twitpic mostra ainda que logo no ecrã de desbloqueio será possível aceder à câmara fotográfica.

O Firefox OS é um sistema operativo baseado sobretudo em conteúdos Web e com um suporte dedicado a aplicações em HTLM 5. O Brasil será o primeiro país a receber o primeiro telemóvel da Mozilla, e funcionará como um pré-teste no lançamento que irá decorrer noutros cantos do mundo, em especial na Europa onde a empresa de navegadores já tem parcerias com as principais operadores de telecomunicações europeias.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. Virgílio Martins says

    é imprecionavel do jeito como a tecnologia cresce!!! ja era sem tempo para poder ter o meu navegador preferido no telefone… continuem melhorando os vossos serviços. obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

No Trackbacks.