Queda de avião da Air France deveu-se a erros técnicos e humanos

Air France no AtlânticoO relatório final sobre a catástrofe do Airbus 330, divulgado pelo Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (BEA), deu a conhecer que erros técnicos e humanos foram a causa da queda do avião da Air France que, em 2009, fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris.

O acidente do avião da Air France que fazia a ligação entre Rio de Janeiro e Paris, na noite de 1 de junho de 2009 e que provocou a morte a 228 pessoas, foi causado por uma a má preparação dos pilotos e falhas técnicas. A conclusão foi apresentada pela Autoridade de Investigação e Análises (BEA) no seu relatório final, divulgado ontem. O relatório concluiu que o piloto automático desligou duas horas após o início das turbulências e logo de seguida  houve falhas no altímetros e nos sensores de velocidade. A má reação dos pilotos perante uma situação pouco habitual, a falta de preparação perante o que estava a ocorrer e as falhas na formação dos pilotos foram também considerados como causas ao acidente.

Os investigadores da catástrofe concluíram ainda que o comandante e os copilotos não reagiram de forma adequada ao problema.  A BEA denuncia também falhas resultantes da ergonomia do avião e ações inapropriadas por parte dos pilotos aos comandos do aparelho.

O deiretor da BEA, Jean-Paul Troadec, afirmou que foram “dois os acontecimentos que conduziram ao acidente: a obstrução dos sensores de velocidade Pitot e o não reconhecimento do problema”. ”Os pilotos estavam numa situação de perda quase total da situação”, afirmou em conferência de imprensa o responsável pela investigação, Alain Bouillard. A equipa de investigação ficou encarregue da análise aprofundada das duas caixas negras do avião  e também de equipamentos do Airbus resgatados no ano passado, como é o caso dos computadores de bordo.

A BEA alerta agora para uma “formação e treino de pilotos visando proporcionar-lhes os melhores conhecimentos possíveis sobre os sistemas do avião nos casos de situações incomuns”.

 

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. Carlos Eugenio de abreu says

    PROFISSIONAL DA AVIAÇAO HA 43 ANOS, NADA MUDOU,PRESERVA-SE O PAIZ, A EMPRESA (AIR FRANCE),O FABRICANTE(AIRBUS) CULPA-SE OS PILOTOS E AS VITIMAS!!!!!!!!??????????.

Trackbacks

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>