Voluntariado pode ser incluído nos diplomas do secundário

A medida prevê a parceria entre escolas e o ministério da educação, nomeadamente na promoção das iniciativas de âmbito voluntário

Seguindo o rasto do que acontece em diversos países, o ministro da Segurança Social e do Trabalho, Pedro Mota Soares, garantiu que existe a intenção de agrupar os trabalhos de voluntariado no curriculum vitae.

A afirmação do ministro surgiu durante a conferência, organizada pela rede My Social Project, intitulada “ Uma nova geração de Voluntariado”. A medida anunciada faz parte de um leque de propostas do Plano Nacional de Voluntariado, apresentadas esta terça feira, em Lisboa.

O projeto que deverá ser exposto até ao final do mês de julho, possibilitará aos estabelecimentos de ensino ter os seus próprios planos de voluntariado em coordenação com o ministério da educação. “É muito importante poder promover com o Ministério da Educação, junto das escolas, muitas destas iniciativas”, reforçou o ministro da Segurança Social e do Trabalho.

Com a falta de emprego, que o país atravessa “é importante sensibilizarmos os jovens nas escolas e explicar-lhes que o mercado de trabalho olha cada vez mais não só para a formação, mas também para a dimensão social e para as ações de voluntariado que tem vindo a fazer”, explicou Pedro Mota Soares. O ministro sustentou ainda que “muitos jovens estão empenhados em ações de voluntariado e essa dimensão também tem de ter uma capacidade efetiva de concretização”e por isso os diplomas escolares do ensino secundário devem incluir “a dimensão do voluntariado que os jovens vão fazendo”.

Por outro lado, Mota Soares afirmou ser crucial alertar as empresas do seu papel no âmbito da responsabilidade social e ainda no que diz respeito à “gestão de recursos humanos, poderem ter muitas ações de voluntariado”.

Refira-se que a rede My Social Project é vocacionada para a mobilização das sociedades e das novas tecnologias para a concretização de projetos sociais”. Com cerca de quatro meses de existência, a rede visa a dinamização da solidariedade, tornando esta mais acessível e colocando em contacto, quase direto, os voluntários e as empresas.

One thought on “Voluntariado pode ser incluído nos diplomas do secundário

  1. Senhor Ministro , a minha mulher é VOLUNTÁRIA numa Santa Casa , e num Hospital , eu não sou VOLUNTÁRIO PORQUE DESCONTEI PARA A SEGURANÇA SOCIAL 47 ANOS. INICIEI OS DESCONTOS NO ANO DE 1963. Estes anos NÃO tem o Senhor de IDADE, e AGÓRA PRETENDE DAR LIÇÕES AOS MAIS VELHOS ? TRABALHE O SENHOR QUE AINDA É MUITO NOVO .

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>