Acesso fixo à Internet sobe 6,3% com ADSL a liderar

internetA ANACOM, entidade reguladora das comunicações, divulgou os dados sobre a internet em Portugal, onde pode constar que 2,3 milhões de clientes têm acesso à internet fixa.

A crise parece não afetar a Internet, tanto a fixa como a móvel, tendo o 2º trimestre registado um aumento de 1,1% em relação ao trimestre anterior, em relação à rede fixa, e uma redução de 0,3%, em relação à rede móvel.

Segundo os dados da ANACOM, durante este trimestre houve mais 26 mil do que no trimestre anterior, para um total de 2,3 milhões de clientes, o que significa um aumento de 1,1% em relação ao 1º trimestre de 2012. O aumento foi de 6,3% em relação ao mesmo período de 2011.

Quanto aos acessos móveis, no 2º trimestre houve 2,89 milhões de utilizadores de serviços de banda larga móvel (1,04 milhões dos quais através de placas/modem), o que significou uma descida de 0,3%.

A taxa de penetração da Internet de banda larga é de 21,7 por 100 habitantes, nos acessos fixos, e de 27,2 por 100 habitantes no caso dos acessos móveis.

Apesar de cada vez ouvirmos mais sobre a Fibra, é a ADSL que lidera o acesso fixo à Internet, com 47%, seguida pela modem cabo com 39,6%. A Fibra ótica só aparece em 3º lugar, com 13,3%.

O Grupo PT é o líder das quotas de acessos de banda larga fixa, com 50,7%. A ANACOM ainda fez referência que esta quota de mercado é mais cerca de 9,3% desde o spin-off da PT Multimédia, que aconteceu em novembro de 2007.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>