Designers da Samsung explicam como construíram o Galaxy S III inspirado na Natureza

E se lhe dissermos que o topo de gama da marca sul-coreana foi inspirado no formato de um simples “seixo de rio”? E que o som do telemóvel foi construído para que se assemelhasse a um “passeio na floresta”?

A Samsung revelou um vídeo onde mostra alguns dos detalhes sensoriais e mecânicos de como foi construído o Galaxy S III. No filme são os próprios designers do dispositivo móvel que assumem o papel de partilhar os conceitos originais. Hangil Song, designer de produtos, Joongsam Yun, engenheira de som, e Jeeyeun Wong, designer de interfaces de utilizador, são algumas das personagens que contam como se moldou o GS3, um smartphone que revelou-se um sucesso de vendas:

O título de Meaningfull Design Story encaixa-se bem nas frases que acompanharam o telemóvel durante toda a sua ação de marketing – desenhado para humanos, inspirado na Natureza. O vídeo mostra ainda que o detalhe não foi deixado ao acaso, e mesmo um telemóvel delicado como o Galaxy S III pode ser resistente a altas pressões. “Queríamos criar um telemóvel que fosse de encontro às necessidades dos utilizadores, em vez de um que obrigasse os utilizadores a adaptarem-se” é uma das frases ditas durante o filme por Donghoon Chang, vice-presidente da divisão de design móvel.

As grandes mentes da Samsung costumam viajar pelo mundo para ganhar inspiração. Hangil Song, teve a sua maior epifania durante uma estadia num resort em Singapura, onde viu a “harmonia entre o céu, a cidade e a água”. Depois todos acabaram por contribuir com a sua ideia natural para o telemóvel: a água a deslizar no ecrã principal, a movimentação das folhas na troca de ecrãs, o som de uma gota a cair num copo de sumo de laranja que faz parte dos sons originais do smartphone.

Não deixa de ser irónico que o vídeo apareça numa altura em que a Samsung está a ser processada pela Apple em mais do que uma localização por violação de patentes relacionadas com a interface de utilizador e design de dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui