Google Play vai suportar cartões de oferta e atualização inteligente de aplicações

A loja de conteúdos multimédia da Google continua a crescer em funcionalidades. Nos próximos tempos será possível comprar e oferecer cartões com crédito para gastar em aplicações, músicas, livros e filmes.

Os rumores surgiram e logo foram confirmados. Alguns utilizadores tinham detetado uma nova opção dentro do Google Play que permitia o uso de vouchers para comprar conteúdos na loja online. Mais tarde apareceram fotos daqueles que serão os Google Gift Cards, ou cartões de oferta em tradução livre. Os cartões estarão disponíveis em valores de 25 e 10 dólares. Na informação do cartão é possível ver quais as categorias de conteúdos disponíveis para compra, mas a palavra “more” gerou alguma especulação junto da imprensa especializada. A gigante dos motores de busca pode estar a preparar novas ofertas de conteúdos na sua loja online.

O modo de funcionamento dos cartões de oferta é simples: dentro do Google Play, escolha um conteúdo e selecione o botão de menu. A opção Redeem, ou Amortizar em tradução livre, deverá aparecer bastando depois introduzir o código de autenticação que vem junto com o voucher.

O aparecimento dos Gift Cards poderá fazer aumentar o consumo de conteúdos na Google Play Store. Muitos utilizadores ainda não se sentem à vontade em usar os seus dados, principalmente o cartão de crédito, em plataformas que funcionam com milhões de utilizadores e que por isso despertam o interesse dos piratas informáticos. Os cartões de oferta funcionarão como uma maneira mais segura e também mais prática de realizar compras para aqueles que têm dificuldade em dominar a plataforma Android. Serão ainda uma opção válida para presentes de aniversário ou de Natal.

Ainda não existem datas de lançamento para nenhum país. Mas tendo em conta o nível de maturidade que a Play Store tem em diferentes nações, é de esperar que Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Austrália e Japão estejam entre os primeiros países a receberem a novidade. Em Portugal e no Brasil a loja de conteúdos multimédia da Google ainda só comercializa aplicações, pelo que a chegada dos cartões de oferta não deverá acontecer num futuro próximo.

A nova versão do Google Play traz ainda a opção de criar uma lista de desejos. Ao selecionar e indicar determinados conteúdos como desejáveis para compra, o utilizador conseguirá saber melhor que tipo de cartão de oferta deverá adquirir. Ou então poderá partilhar a lista de desejos com os seus contactos e assim dar dicas precisas de que tipo cartão quer receber.

Mas as novidades não acabam. A empresa de Mountain View introduziu também na Play Store as atualizações Delta. Estes delta updates fazem a atualização das aplicações de maneira muito mais rápida e económica, tanto em tempo como em consumo de dados – apenas fazem download e reinstalação dos ficheiros que são realmente novos, ao invés de instalar toda a aplicação de raiz. A novidade é especialmente vantajosa na atualização de apps grandes em tamanho, como são os jogos por exemplo. Apesar de visualmente o Google Play mostrar que toda a aplicação foi descarregada na totalidade, na realidade apenas os ficheiros necessários foram trocados.

One thought on “Google Play vai suportar cartões de oferta e atualização inteligente de aplicações

  1. Pingback: Novidades Google do Dia » Googlelândia

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>