Jornal americano lança canal web que privilegia participação dos cidadãos

O jornal online norte-americano The Huffington Post lançou recentemente o HuffPost Live, um canal de televisão na web com uma forte componente de interação entre a redação e o cidadão anónimo.

O projeto pioneiro combina jornalismo profissional com a participação em direto dos cidadãos que se podem juntar à conversa em estúdio através da webcam do próprio computador. Essa é, aliás, a grande diferença em relação a alguns canais web já existentes que pouco diferem dos canais tradicionais de televisão. De acordo com Roy Sekoff, presidente e cofundador do projeto, os dez apresentadores não vão falar aos espectadores, vão antes “falar com os espectadores”.

“Chegámos a uma altura em que, graças à tecnologia, milhões de pessoas podem participar numa conversa global”, afirmou Arianna Huffington, a editora chefe do novo canal, durante o seu lançamento. “A notícia deixou de ser o que algumas pessoas dizem a outras – tornou-se  naquilo que todos dizem a todos sobre o que está a acontecer neste momento. Esta mudança da apresentação para a participação é o que alimenta HuffPost Live“, concluiu a também presidente do grupo.

De acordo com o blog do The New York Times, este novo conceito vem repensar a forma como a televisão é feita na Internet, um projeto que o jornal considera ser “ambicioso” já que os telespectadores se inscrevem para participar no próprio programa. Ainda de acordo com o The New York Times, o HuffPost Live dá prioridade ao comentário ao invés do trabalho de campo tradicional do jornalista de recolha da notícia. “Comentar é mais barato do que noticiar”, pode ler-se.

O HuffPost Live vai para o ar de segunda a sexta-feira e conta com 12 horas diárias de emissão. À noite e aos fins de semana os conteúdos são repetidos. A emissão mostra também os bastidores, permite aos utilizadores aceder aos conteúdos já transmitidos e saber quais os próximos temas em debate no estúdio.

O Huffington Post jornal online foi criado em 2005.  Há dois meses lançou a Huffington, uma revista semanal desenhada para iPad e procura agora o seu lugar entre os canais de televisão online.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

No Trackbacks.