Não tem Facebook? Corre o risco de ser considerado psicopata

Contam-se em mais de 955 milhões os utilizadores do Facebook em todo o mundo. A popularidade e adesão a esta rede social é tal que, não ter perfil aberto, pode ser considerado um comportamento fora do normal.

Se por um lado há quem olhe para a ausência de perfil no Facebook como uma opção banal, por outro há quem se desdobre em teorias sobre os seus motivos e significados. As mais recentes surgiram no jornal inglês Daily Mail e na revista alemã  Der Taggspiegel. Do ponto de vista laboral por exemplo, e de acordo com a Forbes, a ausência de um perfil no Facebook pode significar que o candidato viu a sua conta congelada por desrespeitar as regras internas ou, por outro lado, que o utilizador tem informações relevantes a esconder. E são cada vez mais as empresas que optam por monitorizar as contas dos candidatos antes de efetivar um contrato.

Também os psicólogos consideram suspeito a ausência de perfis na web. Alguns especialistas vêem a presença no Facebook como um indicador de uma vida social ativa e saudável e o contrário pode significar a ausência de amigos no mundo real.

Já a revista alemã Der Taggspiegel vai mais longe e estabelece uma analogia entre James Holmes (autor dos tiroteios na sessão de cinema de Dark Knight Rises) e o norueguês Anders Breivik, ambos ausentes da rede social, alertando para o fato de este poder ser um traço indicativo da formação de um psicopata.

Afinal, optar por não ter uma conta no Facebook pode não ser assim tão simples.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. brasmarques says

    Eu posso dizer que devo ser dos poucos que não tem conta no FACEBOOK e vejo que não tenho necessidade de o ter uma vez que amigos são aqueles com quem convivemos dia dia e cara a cara, nao num mundo virtual que cada um escreve o que bem entende seja verdade ou não. Para alem da perda de tempo.

  2. Associação Portuguesa de Psicologia says

    Psicopata é quem elaborou tais teorias. Não aderir a redes sociais significa ser mentalmente saudavel por não confundir a realidade com a ficção. Amigos? Ausencia de amigos? Que especie de “amigos” se encontram na net? Só se for daqueles que matam e violam ou burlam. Continuem a enriquecer o Zuckerberg enquanto ficam na miseria sem dinheiro para comer.

  3. Bruno Menezes says

    Eu não tenho facebook,logo sou considerado psicopata,onde está o meu livre arbítrio?Essa “”pesquisa”" é uma verdadeira falácia,segundo eu pesquisei no Google existem 500 milhões de perfis no Facebook,então existem mais ou menos 5,5 bilhões de psicopatas!Se eu quiser entrar em contato com os meus amigos,para que serve msn ou até mesmo o serviço de sms dos celulares?

  4. Atalhus says

    Louco é quem deixa a sua vida passear nas redes sociais e sem saber quem está a consultar, porque é mesmo assim. É um mundo de entidades ficticias, virtuais… E isso diz tudo. Facebook é uma forma do verbo dizer vou com o rebanho por ser moda. Inté

  5. renato godinho says

    incrivel, ler tal doente “m.”.de verdadeiros “maniacospsicodeprecivos”.
    e kuidado eu, renato godinho posso ser um psicop. ke vai destruir o planeta, roubar a lua vender o sol aos e.t. curromper “deus”, e kem sabe ; talvez ir ao w.c. com tal noticia…

  6. jesus Vargues says

    Por acaso tenho conta, mas desde que a criei em 2009 nunca mais acedi, e os meus numerosos amigos não sentiram a minha falta, tal como na história de um funeral dum rapaz, o padre disse à mãe, que apesar de não estar ninguém ia dar inicio, ao que a
    mãe respondeu: Não percebo, ele tinha mais de 100.000 amigos no Faceboook…

  7. Fenix says

    Seguindo o raciocínio desse senhor….Jesus Cristo tinha barba…eu tenho barba….logo sou santo :-)…. Há mamíferos mesmo sub-desenvolvidos…. enfim…

  8. Marcelo says

    EU ACHO QUE VAI DE CADA UM TER OU NÃO FACEBOOK , ORKUT , TWITTER , EU POR EXEMPLO SO TENHO MSN E MAL E PORCAMENTE ENTRO , MINHA ESPOSA TAMBEM NAO TEM NADA DISSO , GOSTAMOS DE TECNOLOGIA É CLARO , MAS SINCERAMENTE NÃO ME FAZ FALTA NENHUMA EM NÃO PARTICIPAR DE REDES SOCIAIS , NADA CONTRA QUEM TEM , E SE GOSTA DEVE PARTICIPAR MAS EU TO FORA , ACHO QUE A PESSOA EXPOE A VIDA OU SEJA TEM AS CONFIGURAÇOES E VOCE POSTA O QUE QUISER , MAS NAO É MINHA PRAIA , TENHO 40 ANOS DE IDADE E CRESCI NA MINHA INFANCIA E ADOLESCENCIA SEM COMPUTADORES FACEBOOKS ORKUTS E OUTRAS COISAS MAIS , ESSA GERAÇAO DE AGORA SIM ACREDITO QUE NAO SEJA MUITO NORMAL UM JOVEM NAO TER , MAS VAI DE CADA UM , JA ME CONVIDARAM PARA FAZER MAS NAO VOU , NAO SOU PSICOPATA , NEM LOUCO , TRABALHO , TENHO MINHA FAMILIA , AMO MINHA ESPOSA E FILHOS , RESPEITO TODO MUNDO E SOU FELIZ SEM NENHUMA REDE SOCIAL

  9. Naofazdiferenca says

    Reportagem sem fundamento. Eu nao tenho facebook e faco parte da maioria dos 5 bilhoes restantes da terra. 1 bilhao e minoria (e de bitolados).

  10. Geovanny says

    Segundo alguns dados da Google,2 bilhões de pessoas tem acesso à internet.Agora podemos concluir que no máximo 50% dessas pessoas não tem facebook,excluindo e claro pessoas de meia—idade,que segundo a pesquisa não estão inclusas.Agora temos alguns milhões de psicopatas por aí,um número provavelmente maior que a população da China.São tantos psicopatas que as polícias comuns não dariam conta de prender.E os mais interessante de tudo isso é que essas pesquisas sem pé nem cana coincidem com o IPO e a queda das amora do Facebook.Um tanto quanto estranho.

  11. Fred says

    Não existe regra, é óbvio.
    O interessante é que não foi citado nesta reportagem o que muitos estudos já mostraram que as pessoasl na redes sociais são o que elas queria ser na vida real, ou seja, é uma fantasia contada como realidade que todos acreditam. Quer uma prova? Veja um perfil de algum amigo seu próximo. Com certeza ele é na rede social diferente do que é pessoalmente.
    Tipo de pesquisa feita paga pelo facebook para divulgar o serviço.
    Mas em parte tem algumas verdades, mas o fato de não ter conta em redes sociais para mim é o contrário, é que a pessoa quer contato reais ao invés de virtual.
    Excluí meu facebook em julho de 2012 e não me arrependo de viver na vida real.

  12. Raven says

    Com tanta noticia estupida por esse mundo fora, esta é apenas mais uma. Coitados dos idosos que nem sabem o que é a internet quanto mais o facebook! Aos olhos desta gente são todos psicopatas.. Vão mase a fava cambada de idiotas!!

  13. Arlene says

    PELO AMOR DE DEUS PASSEI AQ E NÃO AGUENTEI TIVE Q FAZER UM COMENTÁRIO,ENTÃO QUER DIZER Q MINHA MÃE,ALGUMAS TIAS E TIOS
    POR NÃO TEREM FACEBOOK SÃO CONSIDERADOS PSICOPATAS?RSRSRS
    FALA VERDADE É CADA UMA Q ME APARECE,ATÉ PARECE CONHEÇO UMA
    PESSOA Q É PSICOPATA A PRIMEIRA COISA Q FEZ FOI FACEBOOK,LÓGICO
    TDO MENTIRA Q COLOCA DA PARA VER O TEATRO.ESSAS PESSOAS SABEM
    ELABORAR MUITO BEM E USAM DA INTERNET PARA ISSO.
    TANTO NA VIDA REAL QUANTO A VIRTUAL ELES ESTÃO EM TODA PARTE,ISSO
    NAO TEM NADA HAVER,PSICOPATA NAO TEM MEDO DE NADA E ULTILIZAM DAS
    REDES SOCIAIS PARA SEU JOGO…

    OBS:NAO SÃO TODOS É LÓGICO CADA UM TEM UMA OPÇÃO DE TER OU NÃO
    FACEBOOK…..EU NAO TENHO E NUNCA VOU TER,TENHO COISAS MAIS INTERESSANTES
    EM MINHA VIDA DO Q FICAR EM FACEBOOK!!!E JA PERDI MUITO TEMPO NESSE COMENTÁRIO TOSCO FUIIIII

  14. Artur says

    Matéria baixo nível essa, golpe baixo… Matéria comprada, para amedrontar os incautos que não possuem “Feice” e fazê-los correr para lá. A pressão para alavancar público nas redes sociais beira o desumano. A ponto de, por exemplo, os recrutadores hoje em dia estarem olhando torto para candidatos à vagas de emprego que não possuem perfis em redes sociais, com a alegação de que esses “tem algo a esconder”. Só pelo fato de eu não querer minha individualidade espetacularizada na rede? Não tenho, não tenho e não tenho. Motivos? Vários. Mas por ora citarei apenas um e com toda justiça: porque é meu direito não ter. Simples assim. Agora vou parar de escrever antes que eu fique com mais raiva do absurdo que eu acabei de presenciar por intermédio dessa matéria ridícula.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

No Trackbacks.