Surfistas protestam contra encerramento do surf camp na Ericeira

As obras podem contribuir para que a Ericeira perca o título de Reserva Mundial de Surf

Várias dezenas de surfistas contestaram, este sábado, contra o encerramento compulsivo e o processo de expropriação do «parque de campismo» por parte da Câmara Municipal de Mafra.

O parque situa-se junto à praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira. O protesto tomou voz através de Eddie Vedder, ontem no Festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar.

O encerramento do surf camp- uma espécie de campo de campismo para os praticantes da modalidade com uma escola para quem quiser aprender a dominar as pranchas de surf- foi decretado na passada segunda-feira, tendo a Câmara tomado posse imediata do espaço. Os proprietários do campo tiveram que desalojar os surfistas e desmontar todos os equipamentos.

Segundo a notícia divulgada este sábado pelo jornal Público, o dono da escola de surf, Luís Duarte defendeu que para a Câmara de Mafra “ só o dinheiro lhes interessa, não conseguem ver que o surf camp é o nosso investimento”. O empresário relembrou ainda que a Ericeira tem o título de Reserva Mundial de Surf, a única reconhecida em Portugal.

O município tem previsto para o espaço do surf camp, obras de ordenamento da Orla Costeira, cuja primeira fase arrancou em novembro. As obras abrangem cerca de 15 hectares, junto á praia e prevê a construção de uma passagem de madeira e a estabilização da arriba.

Joana Abreu, do gabinete de comunicação da autarquia garantiu que em fevereiro, do ano passado, foi aprovado por unanimidade, em assembleia municipal, o plano para o espaço, sendo que durante esse período não houve nenhuma reclamação, sugestão ou discussão. Tendo o plano obtido aprovação da Administração da Região Hidrográfica do Tejo, e de outras entidades, “o acto de posse administrativa representa apenas o corolário de um processo de expropriação, efectuado com os devidos avisos prévios”, acrescentou Joana Abreu, salientando que a Câmara não pode sobrepor os interesses privados ao interesse de requalificação do espaço.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

No Trackbacks.