Taxa de desemprego atinge um novo máximo histórico

Já nos 15 por cento, a taxa de desemprego em Portugal voltou a aumentar e regista assim o seu valor mais elevado. Os dados foram hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e mostram-se preocupantes.

Em números redondos, neste momento, Portugal conta com  827 mil trabalhadores no desemprego, se quisermos continuar com a matemática podemos dizer que este número é superior ao registado no trimestre passado,  7.600 pessoas, e ao mesmo trimestre de 2011, mais 152 mil pessoas ( 22,5 por cento).

Mesmo assim, o ritmo do crescimento da taxa abrandou devido ao fenómeno sazonal que se vive, no verão os setores contratam mais pessoas de modo a dar resposta à chegada de turistas.

A população ativa subiu 0,6% face ao primeiro trimestre (para 5,515 milhões), mas caiu 0,9% em relação ao segundo trimestre de 2011.

Este novo valor da taxa de desemprego reflete uma subida entre os homens, em que os valores passaram de 14,8% para 15,1%, enquanto entre as mulheres caiu de 15,1% para 14,9%.

O Governo prevê que a taxa de desemprego continue a aumentar e que atinja os 15,5% ainda este ano e os 16% já em 2013.

Deixe aqui o seu comentario

Loading Facebook Comments ...

Trackbacks

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>