Joga-se hoje a Super Bowl mais tecnológica de sempre

49ers x Ravens - DR

Que a Super Bowl – a final do campeonato de futebol norte-americano – é o evento mais visto de sempre em todo o mundo já não é novidade. E este domingo, dia 3, a mais alta distinção da National Football League (NFL) volta a ser disputada pelos San Francisco 49ers e pelos Baltimore Ravens, que jogam, a partir das 23H00 (hora portuguesa), no Estádio Mercedes-Benz Superdome, casa dos New Orleans Saints.

Contudo, além de ser a 47.ª edição da Super Bowl, esta é também a final mais tecnológica de sempre. Este ano, a parceria entre a NFL e a empresa NetApp volta a repetir-se, garantindo a capacidade cada vez mais desenvolvida da liga de armazenar, consultar, proteger e partilhar todos os dados gerados durante o jogo.

“Enquanto milhões de espetadores em todo o mundo estiverem a acompanhar o que se passa em campo, a NFL vai trabalhar nos bastidores com a NetApp — o parceiro oficial da NFL e do Super Bowl XLVII — para disponibilizar continuamente os dados críticos do jogo“, explica a empresa no seu site.

A vice-presidente e chief information officer da NFL concorda. Em comunicado enviado à imprensa e reproduzido no mesmo site, Michelle McKenna afirma que “além de ajudar a oferecer a melhor experiência aos fãs”, a parceria com a NetApp é essencial para a manutenção da “plataforma tecnológica na Super Bowl”, sobretudo no que toca ao trabalho dos parceiros de transmissão e da imprensa.

De acordo com a empresa, serão utilizados os sistemas de armazenamento FAS2220 e FAS2240 que vão operar no âmbito de uma complexa rede que começou a ser preparada há cerca de um mês, na cidade de Nova Orleães. Entretanto, foram preparados múltiplos data centers e, pela primeira vez na história da Super Bowl, “a área de tecnologia da NFL vai integrar uma infraestrutura de armazenamento partilhada para melhorar a agilidade e fiabilidade dos dados”.

Uma cidade transformada em centro tecnológico

Segundo o site da NetApp, “o FAS2220 será a base da infraestrutura partilhada da NFL e dos três data centers em Nova Orleães”. A solução NetApp SnapMirror fará parte do data center principal, na sede temporária da liga, replicando dados entre seus data centers temporários espalhados por Nova Orleães e o data center central em Nova Iorque. Esta operação proporcionará “acesso instantâneo a dados críticos do jogo, além de proteger as informações e dar a possibilidade de recuperação rápida dos dados, caso necessário”.

DRUm dos data center ficará situado no Super Bowl XLVII Media Center, no New Orleans Ernest N. Morial Convention Center. A partir daqui, o departamento de comunicação da liga oferecerá estatísticas do jogo, informações sobre os jogadores e uma ampla variedade de dados multimédia aos meios de comunicação presentes no evento.

Este novo serviço consiste no acesso seguro a fotografias e imagens do evento, garantindo a eficiência dos fotógrafos, que costumavam guardar o seu trabalho em PC’s individuais e tinham de fazer o upload manual para os servidores.

Uma outra unidade de armazenamento da NetApp, esta no NFL Broadcast Compound, tem como missão ajudar na distribuição das imagens aos parceiros de transmissão, incluindo as equipas de filmagem, os equipamentos técnicos e os links de satélites como NFL.com e NFL Network.

A 47.ª edição da Super Bowl joga-se este domingo, dia 3, a partir das 23H00 (hora portuguesa) e tem transmissão na Sportv 2. A cantora Beyoncé será a protagonista do já tradicional espetáculo que preenche o intervalo principal do jogo.

One thought on “Joga-se hoje a Super Bowl mais tecnológica de sempre

  1. Pingback: Super Bowl 2013: Campanhas publicitárias da Samsung, BlackBerry e outras

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>