Análise Fifa 2014 (PS4): O melhor Fifa de Sempre?

Fifa 14 (5)A oferta de jogos para a PS4 é ainda muito limitada, mas neste natal o Fifa 2014 irá sem duvida fazer as delicias dos amantes do futebol. Veja a nossa análise ao jogo.

Recebemos para análise o mais famoso jogo de futebol da história das consolas. O Fifa 14 está disponível para praticamente todas as consolas mas hoje iremos testá-lo para a Playstation 4. Alguns bugs comprometeram o sucesso da edição do mesmo jogo para a PS3, será que foram corrigidos na consola da nova geração? Descubra na nossa análise.

Fifa 14 (1)Desde sempre que 0 Fifa leva gerações de fãs ao rubro com os seus lançamentos. O Fifa 13 foi um dos maiores sucessos on-line da saga com um pico de 800 mil jogadores ligados em simultâneo e com mais de 4,5 milhões de cópias vendidas. É sempre difícil de ano para ano o actual superar o seu antecessor.

Apesar do Fifa 14 liderar agora a tabela de vendas, seguido do Call of Duty Ghosts, as criticas são muitas, nomeadamente em relação à geração de consolas anterior. Os utilizadores queixam-se principalmente de alguns bugs que afetam a realidade que a Electronic Arts pretende transmitir com o jogo. Jogadores pequenos que marcam golos soberbos, de uma potência que nenhum guarda-redes consegue parar e o facto de se passarmos a bola em balão por cima dos defesas e se tivermos o nosso atacante em frente à baliza é golo certo.

Fifa 14 (3)Com esta nova edição, a animação contextual permitiu corrigir estes pequenos erros. Temos agora uma maior aproximação da realidade, tendo os jogadores reacções mais adequadas à sua estatura e a bola tem um comportamento mais aerodinâmico não descrevendo apenas trajectórias lineares.

Como já vos demos a conhecer na nossa análise da PS4, a instalação dos jogos ficou diferente na consola da Sony. Quando colocamos os Blu-Ray com 11,2 GB utilizados, somos premiados de imediato com uma partida de abertura entre Barcelona e Real Madrid. O tempo de jogo é o mesmo tempo necessário para a instalação do Fifa 14 por completo no disco rígido. Acalmam-se assim todos aqueles que compraram o jogo, mas não têm tempo a perder.

Lamentavelmente nesta edição não foi incluído o idioma português, pelo que podemos optar pela língua mais parecida o espanhol, deixar no “default” que é inglês ou escolher entre as outras que nos sentimos mais confortáveis.

Segue um video do Gameplay. Peço que reparem no movimento enrugado das camisolas, acompanhando o corpo dos jogadores, bem como a diversidade de vestuário nas bancadas, alguns com as camisolas de apoio às suas equipas tão perfeitas como a dos jogadores.

Quando falamos de gráficos não há volta a dar. Caso não tenha um Super-PC que corra as definições do jogo no máximo, jogar na PS4 o Fifa 14 é a melhor experiência que pode ter. Cada detalhe foi pensado ao máximo. Desde as pequenas partículas de relva que saltam a cada chute, até ao movimento perfeito das redes da baliza, temos um grafismo muito perto da perfeição. A cara dos personagens possuem agora um realismo arrebatador, mas claro se pensarmos em nomes como Ronaldo ou Messi, jogadores menos cotados têm as suas faces reproduzidas mas com um detalhe menos perfeito.

Fifa 14 (8)Em termos de números o FIFA 14 bate todos os records. Ligas tem 33, que contam com 635 clubes, em 71 diferentes estádios. Os acessórios não foram também descurados e temos 55 bolas oficiais e 95 chuteiras.

Um aspecto que preocupava os muitos jogadores do Fifa 14 na PS3, era de terem de começar tudo de novo. Com o novo sistema multi-plataforma que foi implementado nos últimos jogos como o COD Ghosts ou Battlefield, a base de dados do nosso progresso é armazenada em modo online e é migrado para uma nova plataforma, desta forma utilizadores da PS3 que tenham a sua ultimate team e um progresso elevando em títulos conquistados, irão com facilidade e de forma automática ter as mesmas definições na PS4.

Veredito Fifa 2014 (PS4)

Em suma não é definitivamente um refresh da PS3 mas também não é um jogo de nova geração. Os melhoramentos introduzidos e o grafismo presente elevam o jogo a um nivel que nenhum outro já atingiu, porém esperamos bem mais de uma nova versão em 2015.

Pontos a favor:

  • Inteligência artificial melhorada
  • Jogo em Full HD (1080p)

Pontos contra:

  • Não é um jogo de nova geração
  • Imperfeições mínimas na jogabilidade

Agradecemos desde já à Electronic Arts o facto de nos ter cedido a versão de testes do FIFA 14. Podem encontrar a versão que testamos (PS4) no mercado português desde 69,99€.

Segue a já habitual galeria de fotos:

12 thoughts on “Análise Fifa 2014 (PS4): O melhor Fifa de Sempre?

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>