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A BicaStudios, uma recente startup portuguesa incubada na StartUp Lisboa e criadora do o Smash IT! Adventures concedeu uma entrevista ao maistecnologia.com.
Tivemos a oportunidade de contactar com o seu CEO e Co-Fundador Nuno Folhadela e descobrimos um pouco mais sobre o passado, o presente e o que o futuro poderá aguardar para esta equipa criativa e com espírito vencedor.
Como se formou a equipa da Bica Studios?
Começou com a troca de ideias, no sentido de desenvolvermos projectos que alcançassem um grande número de jogadores através de mecânicas simples mas divertidas. Apostando também em histórias empolgantes e compostas por personagens carismáticas.
Acreditamos que com estes ingredientes podemos criar jogos de sucesso e com potencial de se tornarem marcas de relevo, explorando outros mercados através de merchandising ou licenciamento de produtos.
Com esta estratégia e ambição definida, depressa reunimos um grupo de profissionais com experiência na área para criar o primeiro jogo, o Smash IT! Adventures.
Há quanto tempo já existe a Bica Studios?
Fez muito recentemente um ano. Fundamos a Bica Studios a 9 de Agosto de 2013.
No vosso site auto-retratam-se como “Energetic Equipe”, como é o ambiente no seio da equipa no meio de tanto trabalho?
A razão de dizermos que somos uma equipa energética advém do facto de estarmos sempre empolgados para trabalhar e a dar o nosso melhor. O ambiente é fantástico como não poderia deixar de ser. E estarmos incubados na Startup Lisboa mantém-nos sempre em contacto com as várias acções em redor do empreendedorismo.
De onde surgiu a ideia que originou o SmashIt?
Ao vermos que no mercado mobile este género com imenso potencial estava completamente sub-aproveitado. Deste modo, optamos por fazer o melhor Smasher alguma vez criado para os dispositivos móveis.
O Jogo já se encontra disponível em Portugal, Espanha e Nova Zelândia. Quando pretendem lança-lo em outros países e/ou à escala global?
Estamos a fazer aquilo que se chama lançamento de teste, para recolher feedback e melhor nos prepararmos para o grande lançamento mundial, que está agendado para Setembro.
Qual o feedback que têm tido da parte dos utilizadores do jogo?
O feedback tem sido óptimo. Aliás dá para ver nas classificações na App Store e GooglePlay Store. Há bastante aderência para com o projecto e nossas ambições, de fazer um jogo de sucesso ao mesmo tempo que tentamos demarcar Portugal como um potencial local no desenvolvimento de videojogos.
Têm enfrentado muitos obstáculos durante todo o processo?
Claro! Mas ainda não há um único obstáculo que não sido ultrapassado. Aquele em que agora estamos mais focados, é na procura de investimento e no alerta para que haja a criação de apoios governamentais na nossa área, tal como se sucede em vários países na Europa.
Pretendem manter-se fieis à formula que fez sucesso com o SmashIt?
Sim, ao encararmos os jogos cada vez mais como um serviço, a ideia é manter a formula do Smash IT! Adventures, oferecendo constantemente actualizações com novas personagens, mais níveis, variações de mecânicas e adicionar mais componentes sociais.
O objectivo é que os jogadores sintam que o jogo está em evolução, dando a descobrir algo novo a cada interacção.
Existem planos para lançamento de um novo título (para plataformas móveis)?
Sim, já temos um segundo projecto em pré-produção.
Como perspectivam a vossa parceria de desenvolvimento de jogos com a Xbox? Já existe algo previsto para ser lançado nessa plataforma?
Uma coisa de cada vez. Primeiro estamos focados nas plataformas móveis e só depois iremos abordar as consolas. No entanto, é bom saber que a Microsoft já se mostra disponível para dar o apoio necessário para essa transição através do programa ID@Xbox.
Visto que utilizam o Unity pretendem também lançar algo para outras plataformas? Quais?
Mediante o sucesso do Smash IT! Adventures vamos ver quais as plataformas que fará igualmente sentido abordar e adaptar tendo em vista as especificações de cada uma.
O nosso segundo projecto é também desenvolvido em Unity, e esse, poderá ser convertido para as restantes plataformas no mercado, pois o esquema de controlos está pensado para que tal aconteça.
Deixo desde já os meus agradecimentos a Nuno Folhadela pela entrevista concedida e os maiores votos de sucesso à BicaStudios. Podem sempre visualizar o site da BicaStudios aqui e fazer o download do SmashIt! Adventures para Android ou para iOS aqui.
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