Análise ao Samsung Galaxy Note 4: o melhor phablet do mercado

Samsung Galaxy Note 4 (1)

O Samsung Galaxy Note 4 já foi analisado pela nossa equipa. Quer saber se é o melhor phablet do mercado? Leia a nossa análise completa.

Índice:
Características e Acessórios
Design e ecrã
Câmara e Desempenho
S Pen
Veredito: Samsung Galaxy Note 4

Decorria o ano de 2011, quando a marca coreana, lançou pela primeira vez no mercado o tão aclamado Samsung Galaxy Note. Rapidamente atingiu o topo, sendo um dos mais populares smartphones do planeta.

O grande ecrã de 5.3” originou uma nova era, a era dos “phablets”, o seu design e as próprias características internas impressionantes fizeram dele imagem de marca da Samsung, tendo agora atingido a maioridade com a 4ª geração do Galaxy Note.

Samsung Galaxy Note 4 (4)São bem notáveis as inovações, nomeadamente o seu design, mais elegante e muito apelativo, assim como a introdução de um pequeno aro metálico ao logo das laterais, o ecrã fabuloso, com cores realmente incríveis, uma performance fora de série, sobretudo devido ao seu principal motor, o processador Snapdragon 805 de 2.7 GHz, com 4 cores e um espaço de memória de brindar aos céus, fazem dele um fruto apetecido.

Fica a dúvida no ar, será que o 1º lugar do pódio continua a ser seu, ou será destronado pela entrada no mercado dos “phablets”, por parte da gigante Apple com a introdução do iPhone 6 Plus?

Características e Acessórios

  • Dimensões: 153.5 x 78.6 x 8.5 mm
  • Peso: 176 g
  • Sistema Operativo: Android 4.4.4, TouchWiz UI
  • Ecrã: 5.7” Super AMOLED
  • Resolução: 2,560 x 1,440 pixéis (515ppi)
  • Câmara traseira: 16MP, OIS, f/2.2, LED flash
  • Câmara frontal: 3.7MP, f/1.9
  • Captura de Video: 2160p (30fps), 1080p (60fps)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 805
  • GPU: Adreno 420
  • Memória RAM: 3GB
  • Armazenamento: 32GB com microSD até 128GB
  • Bateria: 3,220mAh
  • NFC / GPS / LTE
  • Bluetooth: v4.1+LE
  • WiFi: dual-band 802.11a/b/g/n/ac
  • Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm
  • Sensores: Acelerómetro, Proximidade, Giroscópio, Bússola, Barómetro, Impressão Digital, Gesto

Samsung Galaxy Note 4 (2)O Note 4 apresenta um Led indicador no topo esquerdo, os sensores de proximidade junto à coluna de audição e uma câmara frontal de 3.7 MP no topo direito, também denominada de “Selfie Cam”. O botão de Início é também um sensor de impressão digital, podendo assim desbloquear o smartphone através deste moderno sensor, funcionando bem através de um simples deslize do dedo indicador pelo botão, no entanto ainda apresenta o mesmo problema que o Galaxy S5 e é inferior à aposta da Apple.

Tal como a estrutura lateral é percorrida por um aro metálico de alumínio, os botões de volume situados no lado esquerdo e o botão On/Off no lado direito, foram também redesenhados, incluindo também esta nova aposta da marca Coreana, fazendo assim sobressair ainda mais as linhas do Note 4, criando um smartphone bonito de se ver.

Está incluído também um jack de áudio de 3.5 mm para os auscultadores e um sensor de infravermelhos na lateral do topo, encontrando-se na lateral inferior a porta micro-USB 2.0 e a famosa caneta “S Pen” no lado direito da lateral inferior.

Samsung Galaxy Note 4 (5)O Galaxy S5 foi pioneiro na introdução do sensor de batimentos cardíacos por parte da Samsung, e o Note 4, não foge à regra, tendo a marca Coreana introduzido este sensor junto ao Led de flash que acompanha a câmara traseira.

No interior encontra-se uma bateria de 3220 mAh, permitindo manter uma excelente capacidade de autonomia, dependendo claro do tipo de utilização, é bem provável que o utilizador consiga estar 2 ou 3 dias sem ter de efetuar qualquer carregamento. Existe ainda espaço para a colocação de um cartão nano-Sim e a possibilidade de expansão de armazenamento com um cartão microSD de até 128 GB.

Design e ecrã

O Design do Galaxy Note 4 não difere muitos dos anteriores, mantendo o plástico, mas adicionando alumínio nas laterais.

Samsung Galaxy Note 4 (3)O pequeno aro em alumínio nas laterais traduz-se numa maior robustez, algo que não acontecia há alguns anos, contrastando com a sua capa traseira, continuando a preferir o fabrico das mesmas em plástico, mas mesmo assim denota alguma durabilidade.

De salientar que a maior parte dos fabricantes de smartphones, quando optam por tampas traseiras metálicas, impossibilitam o utilizador de ter acesso à bateria, limitando assim a possibilidade de a mesma ser trocada, tal como a possibilidade de expansão do espaço de armazenamento com a colocação de um cartão de memória microSD, limitando assim os recursos dos smartphones. Uma das políticas da Samsung é poder oferecer ao utilizador a possibilidade de usufruírem destes e outros recursos, pois os utilizadores são cada vez mais exigentes.

Relativamente às suas dimensões, o Note 4 não é dos mais confortáveis para se utilizar com apenas uma mão, ficando à frente do iPhone 6 Plus devido à sua largura superior, mas perdendo pontos apenas para um dos seus concorrentes, o LG G3 de 5.5”, devido à sua estrutura arqueada, permitindo uma agradável sustentação utilizando apenas uma das mãos.

Não é fácil agradar a todos os utilizadores e a própria Samsung sabe muito bem disso, mas de um modo geral e devido às suas características, o Note 4 apresenta dimensões perfeitamente razoáveis.

Samsung Galaxy Note 4 (13)Com uma resolução de 2560×1440 num ecrã de 5.7” Super AMOLED, equivalente a 515 ppi, Quad HD, permite-nos dizer que estamos perante um excelente ecrã, com uma qualidade fabulosa e com transições de cores absolutamente incríveis, mesmo em ambientes desfavoráveis com muita luz conseguimos ter uma perfeita visualização do ecrã, devido ao mecanismo de brilho automático introduzido no Note 4, que permite aumentar em até 750 unidades, ou seja, o ecrã produz muito mais brilho do que qualquer outro smartphone.

Câmara e Desempenho

Uma das novidades da nova câmara traseira, além da melhoria na resolução para uns excelentes 16 Megapixéis, a Samsung decidiu incluir um estabilizador ótico de imagem, permitindo assim uma performance sem igual, quando pretender registar aqueles momentos especiais.

Está incluindo ainda uma grande variedade de modos, como por exemplo, foco seletivo, panorama, dual (utilizando as duas câmaras num registo único) ou a selfie panorama (a partir de três fotos, o Note 4 efetua automaticamente a montagem ficando apenas uma fotografia abrangendo um ângulo de 120 graus).

Seguem-se algumas fotos tiradas com o Galaxy Note 4, sendo que poderão ver as originais na nossa página do Flickr:

Galaxy Note 4 Foto (1)

Galaxy Note 4 Foto (3)

Galaxy Note 4 Foto (5)

Ainda estou sem palavras para o desempenho incrível que este smartphone pode oferecer aos utilizadores. A principal razão encontra-se no seu processador, embora tenha apenas 4 núcleos, com a velocidade de relógio de 2.7 GHz e os 3 GB de memória RAM, o Galaxy Note 4 é uma verdadeira nave espacial, com um poder fora de série.

A nível gráfico, o grande responsável pela brilhante performance do Note 4 encontra-se no novo Adreno 420 GPU, que a própria Qualcomm afirmou recentemente que o seu desempenho global é de cerca de 40 vezes mais rápido que o seu antecessor, o Adreno 330 GPU, o que se traduz numa excelente fluidez mesmo nos jogos mais exigentes, permitindo uma visualização com uma perfeição incomparável até aos pequenos detalhes das sombras e das texturas.

Samsung Galaxy Note 4 (12)Está bem demonstrado no score obtido no Antutu, o fantástico valor de 50453, ultrapassando toda a concorrência, não dando qualquer hipótese aos seus adversários.

A versão do sistema operativo ainda é o Android 4.4 Kitkat, muito embora, a Samsung afirme que dentro em breve sairá a tão aguardada versão do Android 5.0 Loliloop.

É notável a fluidez com que se navega no Note 4, ou quer através dos menus ou alternando de aplicação em aplicação, este Galaxy é um verdadeiro todo o terreno, não se notando qualquer tipo de “lag”, paragem ou bloqueio.

Apesar da própria Samsung manter o software ajustado, trazendo essa política das gerações anteriores, para se poder usufruir do Note apenas com uma mão, é uma tarefa que não se torna fácil de realizar, para quem tenha uma mão pequena, uma vez que, devido às suas dimensões, os dedos não conseguem acompanhar a totalidade do ecrã, fazendo com que a maior parte dos utilizadores utilizem as duas mãos para poderem usufruir da grande maioria das funções que este smartphones permite fazer.

Samsung Galaxy Note 4 (10)O Note 4 tem também a possibilidade de se trabalhar em multitasking, ou seja, permite a abertura simultânea de várias janelas, tal como num computador, abrir aplicações como pop-ups, abrir aplicações a partir do tabuleiro Multi-janela, permite também reduzir o tamanho das janelas da maioria das aplicações instaladas, bastando deslizar o dedo desde o topo esquerdo fazendo a diagonal até ao centro do ecrã.

Relativamente aos testes de desempenho através de algumas aplicações de benchmark, foram estes os resultados obtidos:

  • AnTuTu Benchmark: 50453
  • Vellamo: 1914 (Multicore) e 3455 (Internet Browser)
  • 3DMark: 20273

S Pen

E o que é um Galaxy Note sem uma S Pen? Esta foi e continua a ser a imagem de marca do Galaxy Note, muitos dos seus concorrentes já a eliminaram e são poucos os que ainda acompanham os seus smartphones com as respetivas Pen’s, mas que permite uma maior produtividade em temos de edição de documentos, textos ou até mesmo imagens e fotografias, efetivamente permite, e muitos são os utilizadores que preferem usufruir destes dispositivos, devido às mais variadas razões.

Samsung Galaxy Note 4 (14)

Assim que a S Pen é retirada, surge um pequeno menu de forma radial, que permite escolher entre o Memorando de Ação, semelhante a uma aplicação de notas, Seleção Inteligente, que permite copiar uma parte do ecrã e coloca-la acima das outras janelas ou até mesmo no ecrã de inicio, a Clip de Imagem, que permite recortar e editar através da S Pen partes selecionadas do ecrã, e o Escrever no Ecrã, que permite efetuar uma cópia integral do ecrã, podendo essa mesma imagem ser editada com notas ou simplesmente acrescentar memorandos e símbolos à mesma.

Veredito: Samsung Galaxy Note 4

Estamos perante o melhor phablet do mercado! A concorrência é cada vez maior, mas o primeiro lugar do pódio ainda lhe pertence. A sua robustez, a performance incomparável, o seu design moderno e elegante, a qualidade soberba do ecrã ou a fantástica autonomia, irá impressionar qualquer um, até mesmo o menos convincente.

Samsung Galaxy Note 4 (16)Para quem utilize intensivamente as aplicações de produtividade diariamente, este smartphone é um verdadeiro “must”, a possibilidade de multitasking e a caneta S Pen são predicados mais que perfeitos para as tarefas mais exigentes, e a Samsung melhorou consideravelmente neste campo.

O único senão, é mesmo o preço, o Galaxy Note 4 infelizmente não está acessível a todos os bolsos. Este smartphone é um topo de gama e só mesmo os utilizadores mais exigentes ou os “tech addicts” saberão todas as potencialidades deste soberbo phablet.

Pontos a favor:

  • Desempenho de topo
  • Qualidade do ecrã
  • Autonomia da bateria
  • Design elegante

Pontos contra: 

  • Fotos em ambiente de luz reduzida
  • Coluna traseira poderia ser melhor
  • Preço

Aproveitamos para agradecer à Samsung a cedência da unidade para testes e informamos que a mesma pode ser encontrada no mercado português pelo preço de 799,00€, livre de operador.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui