Análise ao “The Cleaner”: app para acelerar o seu dispositivo Android

The Cleaner (1)

Todos sabemos que quando se instala e abre aplicações, elas ficam em background e são criadas pastas que, com o tempo, acabam por tornar o seu dispositivo mais lento. Será que o “The Cleaner” resolve? Leia a nossa análise.

Certamente que já ouviu falar deste tipo de aplicações, que limpam o seu dispositivo e fecham aplicações que estão a trabalhar no seu equipamento e que podem tornar o seu aparelho mais lento. O The Cleaner propõe-se a otimizar o desempenho do seu smartphone, eliminando pastas desnecessárias ou cache, bem como ainda oferece alguns conselhos de quais as aplicações que menos usa, ou raramente usa, já que há muitas pessoas que instalam aplicações mas depois não as desinstalam.

Para perceber como a aplicação funciona e se vale a pena instalar, leia a nossa análise ao The Cleaner.

Análise ao The Cleaner

O The Cleaner é uma aplicação com um design minimalista e simples. Alguns poderão achar demasiado básico ou pouco profissional, mas devo admitir que me agradou imenso a sua simplicidade, bem como a forma como a informação é dada ao utilizador.

Ao abrirmos a aplicação, verificamos que existe quatro abas, uma para a memória, outra para o armazenamento, outra para as aplicações e a última intitulada conversas. Em todas as abas indica para analisarmos o equipamento e verificarmos qual a quantidade de memória/armazenamento ocupa, sendo que logo por baixo podemos verificar o nosso histórico de análise e limpeza.

Uma coisa que gostei de ver foi o botão de informação na parte superior direita, que indica para que serve aquela aba. Isto aparece em todos separados e é muito importante, principalmente se é a primeira vez que utiliza uma aplicação deste tipo, já que esclarece o que faz.

Comecemos pela memória.

The-Cleaner-memória

É nesta aba que temos o mais comum neste tipo de aplicações: a possibilidade de limpar a utilização da memória RAM, um dos principais problemas quando o nosso equipamento está mais lento. Aqui aparece-nos logo a possibilidade para analisarmos o equipamento e verificarmos qual a quantidade de memória RAM ocupada, sendo que por baixo podemos verificar quando ocorreram as últimas quatro análises, bem como a quantidade de memória ganha nas mesmas.

Segue-se o armazenamento.

The-Cleaner-Armazenamento

Aqui podemos perceber quanta memória do armazenamento conseguimos limpar e recuperar. Maioritariamente, aqui encontramos o chache, mas também encontramos alguns ficheiros que o smartphone guarda desnecessariamente. É-nos permitido escolher o cache que queremos ver eliminado, já que, por exemplo, o cache do browser costuma dar algum jeito, mas mesmo assim deverá ser eliminado de forma periódica.

Agora é a aba das Aplicações

The-Cleaner-Aplicações

Aqui podemos ver quais as aplicações que utilizamos, quando as instalamos, a quantidade de armazenamento que ocupam, permissões, etc. O The Cleaner permite que possamos desinstalar aplicações diretamente nesta aba, uma grande ajuda se for daqueles que instala muitas aplicações.

Agora a última aba, as Conversas.

The-Cleaner-Conversas

Aqui temos uma funcionalidade que nunca tinha visto, já que permite eliminar os registos dos contactos, neste caso as chamadas recebidas, enviadas ou perdidas.

Como é de esperar em dispositivos Android, os widgets destas aplicações são importantes para que possamos acelerar o nosso dispositivo a partir do ambiente de trabalho. O The Cleaner oferece-nos dois widgets, um para a memória e outro para o armazenamento que, basicamente, são os mais importantes deste tipo de aplicações, bem como são os que necessitam de um “acompanhamento” diário.

The Cleaner WidgetsNo entanto, os widgets ocupam bastante espaço no ambiente de trabalho, por isso deveriam existir opções que ocupassem menos espaço.

Ainda nas definições da aplicação é permitido mudar o tema da aplicação, sendo que além desta interface branca, tivemos acesso a uma outra escura, igualmente boa. Todas os outros temas são pagos, bem como também poderá deixar de ter publicidade e ainda acesso aos temas.

Nas definições tem ainda como escolher a forma como quer que a aplicação o notifique/relembre que deve fazer uma limpeza, que poderá ser de duasem duas horas ou nunca. No entanto, pelo menos uma lembrança diária é aconselhada, normalmente o suficiente para um utilizador normal, mas terá de ter sempre em conta a utilização que dá ao equipamento.

Veredito: The Cleaner

The Cleaner (2)Uma aplicação muito útil para qualquer dispositivo, mas muito importante para os dispositivos com pouco espaço e pouco RAM, já que eliminar este espaço “a mais” ajudará muito o desempenho do seu dispositivo móvel.

Se está a procurar uma aplicação para melhorar o desempenho do seu dispositivo móvel, o The Cleaner cumprirá com os objetivos a que se compromete, com uma interface simples e muito intuitiva, ideal para qualquer tipo de utilizador. Os dois Widgets também são bons, mas ocupam algum espaço no ambiente de trabalho, faltando mais opções de tamanho para os mesmos.

Pontos a Favor:

  • Cumpre o objetivo
  • Interface simples e intuitiva
  • Aplicação ideal para dispositivos com 512MB ou 1GB de RAM

Pontos Contra:

  • Widgets deveriam ter opções de tamanho

A aplicação foi produzida pela empresa Liquidium e poderá ser descarregado na loja de aplicações Google Play: The Cleaner

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui