Análise LG Minibeam Nano: o PV150G é um projetor poderoso mas portátil

LG Minibeam Nano (1)

No IFA 2015 tinha visto um projetor bem pequenino e com um design interessante no stand da LG. Agora tivemos a oportunidade de o testar e cumpriu com as expectativas. Leia a análise.

Especificações e acessórios
Design
Desempenho
Veredito: LG PV150G

A LG apostou forte na IFA 2015 com um stand de fazer inveja a todos os concorrentes. Podemos conhecer várias apostas da marca, com claro foco nas televisões, nos smartphones, tablets, bem, quase tudo o que envolva tecnologia. Além dos produtos “normais”, ficámos interessados em um pequeno projetor. O LG Minibeam Nano, ou LG PV150G.

Porquê? Pequeno, logo muito portátil, e com promessa de um desempenho bastante satisfatório. Na altura, a LG prometeu-nos que iria estar disponível para podermos experimentar e essa oportunidade chegou. Conheça a nossa opinião.

Especificações e acessórios

  • LG Minibeam Nano (8)Dimensões: 108 x 103 x 33 mm
  • Peso: 270g
  • Brilho Máx: até 100 Lumens
  • Resolução: WVGA (854x480p)
  • Tamanho do ecrã: até 100 polegadas
  • Contraste: 100.000:1
  • Tempo de vida do LED: 30.000horas
  • Saída de vídeo: HDMI e Miracast
  • USB e Audio-out
  • Focagem manual
  • Bateria interna com duração de duas horas e/ou adaptador de corrente
  • Comando

Em termos de acessórios não conte com muita coisa, já que tem um carregador de parede e um comando próprio.

Design

LG Minibeam Nano (10)O projetor da LG, o Minibeam Nano destaca-se pelo seu tamanho aliado a um bom design que não o torna discreto, mas que demonstra confiança de um bom desempenho. O que salta à vista é mesmo o seu tamanho, já que o torna compacto e facilmente pode ser colocada numa bolsa de senhora ou num bolso do casaco.

Na parte da frente temos a lente LED, enquanto no lado esquerdo temos o botão rotativo de focagem, a coluna de som e o kensignton lock. Na parte direita temos a saída de ventilação e a ligação AC para carregar o dispositivo, enquanto na parte de trás temos uma entrada HDMI, uma saída mini-jack para som, uma entrada USB e o botão para ligar/desligar.

LG Minibeam Nano (11)Na parte de cima temos os botões de comando, um pequeno joystick que além dos botões direcionais, também o botão “enter” no meio. Há ainda a destacar a possibilidade de o colocarmos num tripé, já que na parte de baixo temos o encaixe utilizado nas câmaras fotográficas.

Podemos indicar apenas uma falta, que é um ajuste de altura. É que nem sempre é possível colocarmos o projetor da forma que precisamos para projetar a imagem e um pequeno regulador de altura seria uma grande ajuda.

Desempenho

A utilização deste equipamento é surpreendente, até pelo seu tamanho muito compacto. Com as suas várias funcionalidades, experimentamos a ligação wifi utilizando o smartphone e colocamos o Netflix para corrermos um vídeo, que será o grande objetivo deste gadget.

LG Minibeam Nano (5)Aliás, é este um dos aspetos principais, já que com a tecnologia sem fios podemos ligar o aparelho ao smartphone, o que oferece a mobilidade que precisamos. É verdade que tem “apenas” duas horas de duração, mas conseguimos ver um filme completo (1h40) sem qualquer problema e ainda ficámos com bateria.

O “sistema operativo” utilizado é bastante intuitivo e fácil de utilizar, mesmo sem o comando. Além disso, podermos instalar a aplicação LG Screen Share e permite que o nosso smartphone faça de comando e ligue ao ecrã do equipamento, os botões são de fácil utilização. Com os pequenos quadros, facilmente sabemos onde está o que queremos e a melhor forma de o fazer.

A pergunta que se impõe é: então e o LG Minibeam Nano funciona em todos os ambientes? Como seria de esperar e que acontece com muitos projetores, quando temos alguma luz ambiente, a visualização torna-se mais complicada, portanto quanto menos luz tivermos na sala, melhor será a visualização dos conteúdos. O que também vai a favor deste projetor é que conseguimos obter um tamanho de imagem até às 100 polegadas, com uma boa qualidade de imagem, o que, mais uma vez, num equipamento tão compacto é um desempenho de louvar.

LG Minibeam Nano (6)Só numa situação ficámos um pouco desapontados, na qualidade de som. A verdade é que não esperamos muito, até porque com o tamanho que o LG Minibeam Nano tem, não se pode esperar tudo. Mas quando temos um tamanho de imagem grande, esperamos logo um som alto e de qualidade, o que não acontece.

O som deste equipamento é normal, tendo em conta o tamanho do dispositivo, mas sentimos que é baixo demais para o que queremos com esta qualidade. O nosso conselho é uns auscultadores para tirar partido ao máximo, ou então de uma coluna externa através do mini-jack, que foi o que utilizámos e que fez maravilhas na visualização de um filme.

Veredito: LG Minibeam Nano PV150G

LG Minibeam Nano (7)Se está à procura de um equipamento para substituir um projetor de alta gama, vem procurar ao sítio errado. Este equipamento junta o fator portabilidade a um bom desempenho por um preço aceitável de 299€. Apesar da qualidade e de ser compacto, este produto é para pessoas que precisam de mais portabilidade do que qualidade.

No entanto há dois pontos que tornariam este projeto melhor. Um pequeno ajuste de altura, o que permitiria colocá-lo em qualquer sítio, em vez de termos de andar com objetos para que ele fique a “apontar” para o sítio certo, bem como a coluna poderia ter um som mais alto. Felizmente, este último pode ser facilmente corrigido com uma coluna externa.

Pontos a Favor:

  • Compacto
  • Desempenho
  • Fácil utilização

Pontos Contra:

  • Som poderia ser mais alto
  • Falta um ajuste de altura

Desde já o nosso agradecimento à LG por nos ter cedido o LG minibeam Nano / LG PV150G para análise. O mesmo pode ser encontrado nas lojas de retalho por 299€. Segue-se a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui