Uber penaliza passageiros que se atrasam

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A Uber, conhecida e exemplar plataforma eletrónica de contratação de automóveis de aluguer com condutor, está prestes a avançar com uma medida que visa penalizar os passageiros que se atrasem mais de dois minutos.

Segundo o site TechCrunch, o novo esquema de penalizações está já em funcionamento num conjunto alargado de cidades norte-americanas, entre elas: Nova Iorque, New Jersey e Dallas. O funcionamento é simples, a penalização é calculada multiplicando a tarifa por minuto da Uber por cada minuto de atraso do passageiro além dos dois minutos.

Criticada já por um grupo muito alargado de utilizadores, a nova medida de penalização de passageiros atrasados tem nas palavras deste grupo de utilizadores, aproximado a Uber do atual funcionamento dos táxis. Ainda assim, muitos acreditam que o bom senso continue a imperar, com os motoristas a debitarem apenas esta espécie de sobretaxa em casos extremos. Segundo a mesma fonte, a nova penalização da Uber é ainda injusta já que a aplicação não mostra em tempo real a geolocalização mais precisa do motorista que vai buscar os passageiros, sendo muitas das vezes o tempo estimado de recolha encurtado em largos minutos.

A posição oficial da Uber nas recentes alterações do funcionamento da plataforma alega que « o tempo dos nossos  motoristas é valioso, e os passageiros apenas devem pedir uma viagem quando se encontrem já prontos. Sabemos que esperar por um carro é frustrante. Em certas cidades estamos a correr um pequeno projeto piloto que compensa os motoristas no caso de existirem atrasos da parte dos passageiros. Quando passageiros e motoristas respeitarem o tempo mutuamente, todo o sistema terá um funcionamento mais fluido melhorando a experiência da Uber para todos».

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