O 2600k pode ser considerado caro, considerando o aumento de performance que tem em relação ao 2500k. Tendo a noção que muitas pessoas não tiram grande partido do HT.
Mas o 2500k não me parece caro, custa +/-220€. Ou seja +40€ do que o i5 750/760. Tem mais velocidade de relógio e tem melhor performance clock per clock.
O i5 750 é basicamente igual ao x4 970 a nível de performance, um ganha nuns benchs o outro ganha noutros. Os ganhos de performance do i5 750 para o 2500k ainda são elevados.
Em tarefas como encoding de video o X6 1100T não consegue passar por muito o 2500k.
Ainda existe os consumos que são bastante bons para a performance.
O x4 955 para muitas configurações ainda é uma boa opção, mas é mesmo pelo preço. Nem tanto pela relação performance/preço. Isto porque se for para uma máquina de jogos o x4 955 ainda se porta muito bem, a 1080p com filtros aplicados a limitação é basicamente sempre a gráfica, então a diferença de preço é muito bem aplicada numa gráfica melhor.
Comparação entre o X4 955 vs i5 2500k
http://www.anandtech.com/bench/Product/88?vs=288Existe uma diferença de preço entre os cpu's, mas o preço de um sistema não é só preço do cpu. Eu penso que a diferença de preço é bastante justificada, pela diferença de performance final do sistema. Claro que como já fiz referência dependendo do valor disponível para a máquina podemos ter de sacrificar umas áreas para melhorar outras.
O 2600k é neste momento é basicamente o top e isso pagasse. Se eu fosse comprar um máquina neste momento possivelmente ficaria pelo 2500k porque não tenho utilização do cpu que justifique o HT.