O tecnologia.com.pt mudou de visual. Envie-nos aqui a sua opinião, feedback ou sugestões.
Olá, efectue login com as suas credenciais do fórum ou registe-se aqui
Pesquise no fórum

Autor Tópico: As redes ad hoc  (Lida 1330 vezes)

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
As redes ad hoc
« em: Março 09, 2010, 00:56:14 am »
Alguma vez já ouvis-te falar em redes ad hoc? Apesar do termo parecer novidade para muita gente, o conceito de redes ad hoc já existe há um bom tempo, pois teve início no começo da década de 70, quando um entidade de pesquisa dos Estados Unidos começou a estudar como poderia ser a comunicação via rádio num ambiente táctico militar, onde há grande necessidade de mobilidade dos dispositivos que comunicam-se através da rede e de facilidade na conexão de novos dispositivos.

As redes ad hoc são redes sem fio que dispensam o uso de um ponto de acesso comum aos computadores conectados a ela, de modo a que todos os dispositivos da rede funcionam como se fossem um router, encaminhando comunitariamente informações que vêm de dispositivos vizinhos.

Enquanto em redes convencionais é necessário que haja um ponto de acesso pelo qual todas as informações da rede irão passar, nas redes ad hoc os dispositivos podem se comunicar directamente entre si, o que pode permitir que haja maior flexibilidade na rede.

Vantagens e utilidades

Uma vez que redes ad hoc dispensam qualquer tipo de dispositivo intermediador de conexão (pontos de acesso), podem ser montadas de maneira rápida e fácil, e praticamente em qualquer lugar. Além disso, o facto de dispensar um dispositivo que actue como ponto de acesso faz com que a rede se torne mais barata.

Outro ponto interessante nas redes ad hoc é que elas não são restritas apenas para uso de computadores. Nada impede que uma impressora ou um celular seja conectado à rede (desde que possuam suporte para tanto).

Como criar uma rede ad hoc?

Se ficou-te interessado em ver como funciona uma rede ad hoc, e queres montar uma aí na tua casa, podes ler os seguintes artigos disponibilizados no site da Microsoft e aprender como criar uma rede ad hoc:

Rede ad hoc no Windows XP

Rede ad hoc no Windows Vista

Vale ressaltar que no Windows Vista as redes ad hoc são realizadas como forma de ligações temporárias. Ou seja, se quiseres conectar uma impressora a um computador através de uma rede ad hoc, terás de iniciar a conexão manualmente cada vez que precisar fazer uso dela.

Outro ponto a ser levado em conta é que por ser uma conexão que utiliza sinais emitidos pelas placa do próprio computador, e não por sinais de um router (os quais são bem mais fortes), a rede terá um alcance curto em relação à redes sem fios convencionais, que utilizam pontos de acesso.

Como seria se redes ad hoc fossem idealizadas?

Se fosse possível uma idealização das redes ad hoc, de maneira que houvesse segurança garantida e um alcance maior entre os dispositivos da rede (além de alguns outros factores mais técnicos), poderíamos imaginar que poderiam ser criadas redes enormes, com vários dispositivos conectados entre si compartilhando dados e informações, além da possibilidade de também compartilhar conexão com a Internet. Não seria fantástico?

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
Re: As redes ad hoc
« Responder #1 em: Março 09, 2010, 15:09:05 pm »
seria um espectaculo... teriamos internet em todo o lado... mas para isso as operadoras teriam de se unir.. (zon meo optimus clix e ainda as moveis tmn vodafone etc..)

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #2 em: Março 09, 2010, 18:25:47 pm »
Eu acho que isto funciona melhor em redes de empresas medias, não gastam tanto e funciona :)

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #3 em: Março 09, 2010, 18:38:24 pm »
Este sistema só funciona realmente bem em ambientes com poucos computadores, isto porque os volumes de tráfego criados por redes com mais de 3 ou 4 computadores é enorme, e note-se uma coisa, este sistema consome a largura de banda do computador ligado à Internet, o que restringe o acesso rápido, porque numa rede normal o acesso é na mesma partilhado, mas garante velocidades superiores, não nos podemos esquecer que ainda não temos computadores com placas wireless de grande capacidade, além de ser volátil, se um computador sair da zona de influência desliga-se da rede(isto por não haver controlo da área de influência), o que não é desejável.

Eu estou a usar este método no novo edifício da ETIC, por não termos (ainda -.-) Wireless para nós, um colega fornece net e os outros usam, mas isto não funciona a 100%, o Windows nem sempre faz o que se manda.
www.belver.org - A Vila mais bonita de Portugal na Internet;

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #4 em: Março 09, 2010, 18:45:23 pm »
Tens razão, mas mesmo assim acho que este método é um pouco parecido ao que usas não? Só que em wireless. No teu caso, porque não compras um switch e crias uma tipologia em bus. Acho que não era mau :)

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #5 em: Março 09, 2010, 18:49:12 pm »
o que usamos é wireless, por isso é que disse aquilo, por cabo é complicado devido à organização da sala de aula, não é muito simpático termos de montar de desmontar isso tudo, além de termos de comprar cabos compridos.

No entanto vou ver se existe algum switch wireless que dê para fazer este sistema, pelo andar da carruagem é a melhor opção que temos.

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #6 em: Março 09, 2010, 18:54:56 pm »
o que usamos é wireless, por isso é que disse aquilo, por cabo é complicado devido à organização da sala de aula, não é muito simpático termos de montar de desmontar isso tudo, além de termos de comprar cabos compridos.

No entanto vou ver se existe algum switch wireless que dê para fazer este sistema, pelo andar da carruagem é a melhor opção que temos.
Sinceramente acho que apenas como e estou a dizer é o suficiente, já que fica barato e não tem de ligar os pcs todos uns aos outros , e ainda da para ligar a outas salas :). Mas se não deve faltar muito para terem wireless, podem esperar :)

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
« Responder #7 em: Março 09, 2010, 19:14:52 pm »
eu falei das operadoras porque eu ja tava a pensar noutra coisa :P tava a pensar nesta tecnologia mas a funcionar como a dos telemoveis que o sinal vai de antena em antena a medida que o telemovel vai saindo da zona de alcançe de uma e entrando na outra..
depois os pcs mandavam esse sinal para outros pcs  mas e verdade que os pcs de agora nao tem capacidade para fazer isso (os pcs comuns )

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #8 em: Março 09, 2010, 20:13:35 pm »
Mas Diogo, esse sistema é usado na net móvel, as famosas pen fazem exactamente a mesma coisa que os telemóveis, ao moveres-te o sinal vai mudando de antena, aliás, o sinal é divido em 3 ou mais antenas ao mesmo tempo, daí haver a tecnologia de triangulação, que permite saber a localização relativa de qualquer telemóvel com tri-band ou superior.

Umbus, o que falei é que usamos o modo ad-hoc através de wireless de um único pc, a questão vai para o facto de o Windows nem sempre ser amigo e não fornecer o serviço correctamente, acontece que na ETIC não há previsão para a instalação da rede wireless, e como tal vamos ter de usar este método por muito mais tempo, por isso teremos de estudar formas de podermos montar uma rede wireless provisória que funcione efectivamente.

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
« Responder #9 em: Março 09, 2010, 20:30:36 pm »
entao agora e s alterar o sistema para os pcs mandarem dados entre si

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #10 em: Março 09, 2010, 21:18:17 pm »
Seria necessário todos os pc terem wireless com a norma WiMAX, que permite taxas de tranferencia bem mais elevadas, e mesmo assim não iria resultar muito bem.

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #11 em: Março 09, 2010, 23:38:19 pm »
Umbus, o que falei é que usamos o modo ad-hoc através de wireless de um único pc, a questão vai para o facto de o Windows nem sempre ser amigo e não fornecer o serviço correctamente, acontece que na ETIC não há previsão para a instalação da rede wireless, e como tal vamos ter de usar este método por muito mais tempo, por isso teremos de estudar formas de podermos montar uma rede wireless provisória que funcione efectivamente.
Estou-te a perceber, e tens toda a razão. Nesse caso poderás usar o access point, para espalhar mais um pouco a rede wireless :)

Quero-me corrigir a bocado quando disse para fazeres uma rede com tipologia bus com switch. Enganei-me o que queria dizer era uma rede de tipologia em estrela :).

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #12 em: Março 10, 2010, 15:25:41 pm »
Sim Umbus, a tipologia Bus não funciona com o método Ad-hoc, este sistema só funciona em tipologia estrela, uma vez que é necessário um computador central, a diferença é apenas isto, em vez de termos um aparelho que emite sinal temos um computador a fazer esse serviço.

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #13 em: Março 10, 2010, 20:23:02 pm »
Sim Umbus, a tipologia Bus não funciona com o método Ad-hoc, este sistema só funciona em tipologia estrela, uma vez que é necessário um computador central, a diferença é apenas isto, em vez de termos um aparelho que emite sinal temos um computador a fazer esse serviço.
Foi um erro meu, tive so a corrigi-lo :P