Blade,
concordo com o que disseste, mas facto é, que eu, servido com ZON, tenho SEMPRE o serviço que estou a pagar.
Dos 12Mb, faço regularmente testes de velocidade, e tenho entre 12.2Mb e 12.6Mb, o upload anda entre os 1Mb e os 1.1Mb
É o que é, não é bom nem mau, mas é o que está no contrato e é o que está a ser servido.
Acerca de trafic shaping, pessoalmente não noto.
Ainda ontem saquei via torrents o OpenSUSE 12.1 e o Slackware, ambos são gigas e gigas, e serviu para ver que a ligação estava de goela aberta 
Eu tive TvTel... e até tinha mais do que contratado... em ADSL.
Mas... nenhum operador, que preste esse serviço, pode garantir a velocidade, tanto é verdade que até ainda usam o famoso "até"... é um serviço que depende de vários factores... entre eles, a distância da central a sitio x...
Mesmo a pseudo fibra óptica da ZON, que usufrui do famoso "até"... tem sido alvo de muitas queixas. Claro... é uma fibra óptica que tem na sua linha... cabo coaxial! A ZON, para te garantir x, tem de fornecer xx... pois sabe que a velocidade se vai perder nas constantes "emendas" da sua linha!
Já a PT, que nem é uma empresa que me agrade por aí além, pode garantir... a sua Fibra Óptica é real e é até ao ONT, no interior de casa do cliente!
Lá está... são posturas... eu, com a ZON, não quero nada... são enganadores. Já, por várias vezes me dirigi às suas lojas, em busca de explicações e informações acerca da sua "fibra óptica" e sai de lá lixado... por me fazerem de estúpido! Uma coisa é marketing... outra é, quando confrontados com alguém minimamente informado, insistirem na falácia... e se há algo que detesto, é ser enganado!
E, infelizmente, isso é generalizado, na ZON!
Atenção que estou a referir-me a este contexto... da Fibra.
Também já um comercial da PT me tentou dar a volta com tarifários... envolvendo ofertas e promoções... enfim... mas isso são outros contextos.
O único operador que nunca me deu problemas foi a TvTel... até ser comprada pela ZON, foi logo no dia seguinte... o serviço piorou drasticamente.
Mas pronto... isto são casos pessoais... e prefiro os dados técnicos, que postei acima, para distinguir os serviços!