Gostaría de partilhar convosco os meus métodos de burn-in e ouvir as vossas experiências sobre o assunto.
Em 1º lugar o burn-in (em auscultadores, colunas, etc) não é comprovado cientificamente, mas há centenas ou mesmo milhares de relatos de grandes resultados obtidos after burn-in.
O QUE É O BURN-IN? Muito sucintamente é submeter os phones ou colunas a prolongadas horas de música (dezenas ou mesmo centenas de horas), a um volume X, fazendo com que os drivers percam a sua rigidez inicial e ganhem alguma flexibilidade, o que vai fazer com que se passem a ouvir frequências que não se ouviam antes. Isto resulta num melhoramento da qualidade de som. Há quem defenda que tanto faz fazer burn-in com fado, como com Trance/Psychedelic, mas eu não partilho dessa opinião. No entanto não deixa de ser apenas a minha opinião, pois nada disto é comprovado. É também preciso saber separar o factor psicológico (efeito placebo) da realidade. De qualquer forma eu tenho obtido EXCELENTES resultados nos meus phones (nomeadamente IEMs) e disso não tenho a mais pequena dúvida. Não é "placebo", até porque já pude comparar os mesmos phones com e sem burn-in lado a lado (com "blind test") e as diferenças são notáveis. Melhoramento dos agudos, melhores médios, mais bass, maior palco sonoro, mais clarity, etc.
O meu processo de burn-inEm 1º lugar quero resultados RÁPIDOS. E sobretudo EFICAZES. Como? Puxando ao máximo pelos drivers, "esticando-os" completamente. Para isso uso 2 ferramentas essenciais e inofensivas (se bem utilizadas):
1. White Noise (
http://www.burninwave.com/#whitenoise)
2. Set que concebi especificamente para burn-in (constituído por Trance, Psychedelic, Dub-Step, Electro, etc). Estas músicas foram escolhidas a dedo, olhando para equalizadores gráficos, onde as frequências (desde os graves aos agudos) tocam bem lá em cima, no topo do equalizador. Isto vai stressar os drivers e assim (supostamente) dar resultados mais eficazes.
O meu método é usar
2 players em simultâneo (exemplo: Windows Media Player e Foobar 2000), onde o meu "killer" set toca simultâneamente com o White Noise, no outro player. Temos assim uma mistura bombástica de White Noise + "killer set" a tocar em simultâneo. Impossível stressar mais os drivers do que isto (nem sería aconselhável). É evidente que posso abrir um terceiro player e por a correr outra coisa qualquer, mas já acho excessivo e desnecessário.
É FUNDAMENTAL juntar nas playlists files de
5 minutos de silêncio aqui e acolá (ver
www.burninwave.com), de forma a dar algum descanso aos drivers de x em x tempo. De qualquer forma, tenho por hábito parar com o burn-in de 5 em 5 horas. Deixo os phones desligados cerca de 1 hora para relaxar os drivers.
Quanto a volumes, no meu set coloco o volume o mais alto possível (sem distorcer) e o White Noise a 50%.
E QUANTO TEMPO DURA ISTO, perguntam vocês? Dependendo dos phones, de 50 horas (mínimo) a 400 horas. Nos meus Hippo VB só senti que eles atingiram o "sweet spot" às 300 horas. Os Sennheiser IE8 às 200 horas.
Experimentem, partilhem, gostava de saber os vossos resultados.