O tecnologia.com.pt mudou de visual. Envie-nos aqui a sua opinião, feedback ou sugestões.
Olá, efectue login com as suas credenciais do fórum ou registe-se aqui
Pesquise no fórum

Autor Tópico: AMD tem CPUs com processador gráfico integrado  (Lida 925 vezes)

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
AMD tem CPUs com processador gráfico integrado
« em: Abril 20, 2010, 21:12:34 pm »

A principal concorrente da Intel, a AMD, já começou a distribuir CPUs com processador gráfico integrado pelos parceiros, ou seja, fabricantes de computadores.

Os primeiros processadores da AMD com GPU (Graphics Processing Unit) integrado têm o nome de código LIano e Ontario. São, na realidade, os primeiros chips da AMD a resultarem da arquitectura Fusion, que pretende integrar tecnologia AMD e ATI.

Segundo o site Xbitlabs, a AMD começou a enviar processadores de teste da série LIano para os seus principais parceiros. Estes CPUs destinam-se a portáteis, o principal mercado dos CPUs com GPU integrado, já que estas soluções tendem a poupar energia e levam à diminuição do número de componentes dos computadores.

Os LIano incluem quatro núcleos de processamento (quad core), com um consumo energético de 2,5 a 25 watts e foram desenhados para ultrapassar os 3 GHz de frequência. A AMD promete que estes processadores vão apresentar uma elevada eficiência energética graças à mudança dinâmica das frequências e da utilização dos vários núcleos em função das necessidades.

O processador gráfico integrado pertence à família Radeon HD 5000, o que significa que tem suporte integral para o DirectX 11.

Apesar de já estarem disponíveis para os parceiros, os LIano só vão entrar em produção em série lá para o final de 2010.

A AMD está também a trabalhar numa outra linha de processadores Fusion, com o nome de código Ontario. São soluções dual core de baixo consumo energético para o mercado dos computadores muito compactos (tablets, por exemplo).

Recorde-se que a Intel já comercializa processadores com GPU integrado, os Core i3/i5 e algumas versões do i7 para portáteis.
Fonte: http://aeiou.exameinformatica.pt/amd-tem-cpus-com-processador-grafico-integrado=f1005729
www.belver.org - A Vila mais bonita de Portugal na Internet;

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
Re: AMD tem CPUs com processador gráfico integrado
« Responder #1 em: Abril 20, 2010, 21:15:38 pm »
Apple pondera inclusão de processadores AMD
Profissionais da AMD foram vistos com altos responsáveis da Apple nas imediações da sede da produtora do iPhone, em Cupertino, Califórnia. Há quem garanta que a Apple está a ponderar adoptar processadores AMD.
Apple pondera inclusão de processadores AMD
De acordo com o site Apple Insider, os técnicos da AMD começaram a deslocar-se às instalações da "marca da maçã", depois terem sido iniciados os testes de processadores AMD em computadores Apple.

O DailyTech refere que a Apple pode estar interessada em adoptar a plataforma Fusion, que prevê a junção de um processador e de uma placa gráfica num único chip.

Esta plataforma criada com uma arquitectura de 32 nanómetros (nm) só deverá estrear em 2011.

A confirmarem-se as notícias, os primeiros desktops e portáteis Apple com chips AMD só deverão ser lançados no próximo ano, na melhor das hipóteses.

MacBook, Mac mini, e Apple TV são as linhas produtos apontadas como as mais bem colocadas para virem a receber os chips da AMD.

Um eventual acordo com a AMD não deverá implicar o fim do uso de chips da Intel em computadores da Apple.
Fonte: http://aeiou.exameinformatica.pt/apple-pondera-inclusao-de-processadores-amd=f1005728

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #2 em: Abril 21, 2010, 02:25:37 am »
Vai ser desta que a AMD vai crescer, com a apple ninguem brinca, mas o que aconteceu com aquela historia / boato que a AMD roubou a estrutura dos processadores à intel?

Offline d.martins

• Enthusiast Member
  • *
« Responder #3 em: Abril 21, 2010, 16:04:58 pm »
Não faço ideia, aquilo na altura deu processo, por esta altura deve de andar a passear num qualquer tribunal.

Quanto à notícia da Apple, a notícia é um bocado deturpadora, é que ninguém pode certificar que a Apple está interessada, apenas podem estar a realizar reuniões de modo a dar oportunidade à AMD de mostrar o potencial, não sendo certo que vão mudar, e depois também falam em produtos que precisam de coisas mais a sério, isto é um processador para netbooks e não para portáteis, de notar que a Apple não faz netbooks.

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #4 em: Abril 22, 2010, 02:29:52 am »
Não faço ideia, aquilo na altura deu processo, por esta altura deve de andar a passear num qualquer tribunal.

Quanto à notícia da Apple, a notícia é um bocado deturpadora, é que ninguém pode certificar que a Apple está interessada, apenas podem estar a realizar reuniões de modo a dar oportunidade à AMD de mostrar o potencial, não sendo certo que vão mudar, e depois também falam em produtos que precisam de coisas mais a sério, isto é um processador para netbooks e não para portáteis, de notar que a Apple não faz netbooks.
Sinceramente eu acho bem que a apple de oportunidades a AMD, podem continuar com o seu trabalho mas ao mesmo tempo dar aos utilizadores computadores mais em conta.

Offline tiga23

• Techie Beyond Description
  • *
  • Rallye addicted
    • Email
« Responder #5 em: Abril 28, 2010, 13:35:14 pm »
boas. Umbus, como deves saber os Mac sao mais utilizados para Design e afins, o que requer processadores bastante rubustos. A AMD desde inicio apostou uma pouco m processadores mais virados para jogos, o que ainda hoje acontece um pouco. E tbm, no meu ver, e raro o utilizador que usa, em sua casa um Apple em casa. por acho que a utilizaçao de AMD's nos Mac nao vai ser grande coisa  :nah: mas vamos ver o que acontece.  :)

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
« Responder #6 em: Abril 28, 2010, 14:05:30 pm »
isso ja foi verdade.. ja nao é..

a amd esta a fabricar excelentes processadores..  entre intel e amd ha 1 ano diria Intel sem sombra de duvida agora e uma questao de gosto.. o phenom II x4 por exemplo e excelente.. e com amd tens a a possibilidade de fazeres um sistema dragon ( grafica amd cpu amd board compativel etc )  que aumenta a qualidade do sistema em si..

os CPUs amd tambem tem muitos cores  logo tambem sao bons no mac na parte de design.. os renders deverao ser rapidos tambem... 

Offline tiga23

• *
  • Rallye addicted
    • Email
« Responder #7 em: Abril 28, 2010, 14:28:51 pm »
isso ja foi verdade.. ja nao é..

a amd esta a fabricar excelentes processadores..  entre intel e amd ha 1 ano diria Intel sem sombra de duvida agora e uma questao de gosto.. o phenom II x4 por exemplo e excelente.. e com amd tens a a possibilidade de fazeres um sistema dragon ( grafica amd cpu amd board compativel etc )  que aumenta a qualidade do sistema em si..

os CPUs amd tambem tem muitos cores  logo tambem sao bons no mac na parte de design.. os renders deverao ser rapidos tambem...

e sera que a Apple ira a postar nesses sistemas dragon? eu ainda nao vi nada disso, mas pelo que parece, esses sistemas devem ser uma pouco mais virados para gaming, no meu ver. Pelos que sei esse processador nao e nada mau, mas a Intel ainda tem bastante poder com o core i7, seis potentes nucleos com HP, digamos que e um verdadeiro monstro do processamento, tirando os Xeon. Para mim a escolha de um processador para esta ou aquele maquina tem haver com o fim a que de dissigna, ate pode ser bom haver Mac's com AMD, que daria um preço mais baixo, mas isso e uma coisa que agora se vai ver com o tempo  :fixe:

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #8 em: Abril 28, 2010, 14:38:26 pm »
boas. Umbus, como deves saber os Mac sao mais utilizados para Design e afins, o que requer processadores bastante rubustos. A AMD desde inicio apostou uma pouco m processadores mais virados para jogos, o que ainda hoje acontece um pouco. E tbm, no meu ver, e raro o utilizador que usa, em sua casa um Apple em casa. por acho que a utilizaçao de AMD's nos Mac nao vai ser grande coisa  :nah: mas vamos ver o que acontece.  :)
Sim tens completamente toda a razao no que dizes, mas quando disse que a apple tem de dar uma oportunidade a amd, era porque, muitas pessoas usar computadores para uso domestico, e para isso não precisa de gastar muito dinheiro nos computadores caros da mac, assim a mac ganha no que toca a utilizadores domésticos e ao mesmo tempo da mais enface ao amd que tem perdido um pouco de corrida face a intel.

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
« Responder #9 em: Abril 28, 2010, 15:38:56 pm »
claro que a apple nao vai fazer um sistema dragon...

um pc para gaming no geral da-se bem com design desde que tenha muito memoria e muitas threads  nao ha problema....  a grafica tambem mas isso ja se subentende em gaming

continuo a dizer que entre amd e intel e a mesma coisa.. a intel tem os i7.. mas compras 2 processadores amd com o preço de um i7..  entao 2 cpu amd + dual socket board... acho que nao ha problemas de desempenho :P

quanto a vertente mais barata da apple.. nao sei.. o logo da maça vai estar em promoçao ?  se estiver ainda e possivel...

Offline tiga23

• *
  • Rallye addicted
    • Email
« Responder #10 em: Abril 28, 2010, 19:00:22 pm »
Sim tens completamente toda a razao no que dizes, mas quando disse que a apple tem de dar uma oportunidade a amd, era porque, muitas pessoas usar computadores para uso domestico, e para isso não precisa de gastar muito dinheiro nos computadores caros da mac, assim a mac ganha no que toca a utilizadores domésticos e ao mesmo tempo da mais enface ao amd que tem perdido um pouco de corrida face a intel.

Umbos, como deves saber, os "home users" utilizam mais o tipico compativel PC, ou seja, o pc normal, com os sistemas windows, na maioria, e embora a Apple tenha compitibilidade para, por exemplo, o msn, que e um programa bastante utilizado, nao iria ter uma aceitaçao inicial muito grande, isto tbm falando da diferente maneira que que ambos os sistemas trabalham, pela questao do habito. Isso iria ser uma coisa que ao inicio ia ter uma aceitaçao um pouco longa, pelo menos e a minha opiniao,mas se realmente a diferença de preço for uma coisa que salte a vista, a Apple pode ter sorte, mas vamos ver :D

claro que a apple nao vai fazer um sistema dragon...

um pc para gaming no geral da-se bem com design desde que tenha muito memoria e muitas threads  nao ha problema....  a grafica tambem mas isso ja se subentende em gaming

continuo a dizer que entre amd e intel e a mesma coisa.. a intel tem os i7.. mas compras 2 processadores amd com o preço de um i7..  entao 2 cpu amd + dual socket board... acho que nao ha problemas de desempenho :P

quanto a vertente mais barata da apple.. nao sei.. o logo da maça vai estar em promoçao ?  se estiver ainda e possivel...

mas olha que as graficas hoje em dia têm se dividido em duas vertentes muito especificas, uma delas e gaming outra e Desenho/Design. Nem sempre uma grafica para gaming alcança uma para desenho no que toca a trabalhar em design. E os mac nao sao muito utilizados para gaming ;-)

Mas olha que isso da board com dual socket nao compensa, e que o preço delas...upa upa! para nao falar que tens mesmo de ter ram para acad um dos processadores, mais gastas, por isso nao sei que o dual socket e a melhor ideia :P

La esta, vamos la ver como e que vai ser se a Apple avançar com essa ideia! :fixe:

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
« Responder #11 em: Abril 28, 2010, 21:15:31 pm »
as graficas tem 2 vertentes.. claro.. mas nao ha graficas PRO a nao ser para o mac pro para o desktop.. esse pode ter a dual socket... quem compra um mac pro nao vai ver a diferença de uns euros em 2x ram.... e o que penso 

p.s a maioria das graficas de gaming consegue andar com design... a nao ser a parte de simulaçao de projectos tipo solidworks etc etc  ai ja e melhor uma especializada

Offline tiga23

• *
  • Rallye addicted
    • Email
« Responder #12 em: Abril 28, 2010, 23:27:34 pm »
as graficas tem 2 vertentes.. claro.. mas nao ha graficas PRO a nao ser para o mac pro para o desktop.. esse pode ter a dual socket... quem compra um mac pro nao vai ver a diferença de uns euros em 2x ram.... e o que penso 

nao sei se a Apple vai apostar em board com dual socket para AMD, tenho mesmo muitas duvidas nisso diogomota, isso seria quase um overkill O:-) como deves saber, essas board's nao sao muito usadas para fins pessoais, e mais para grandes servidores ; )

Offline Umbus

• Eternal Poster
  • *
    • Email
« Responder #13 em: Abril 28, 2010, 23:52:00 pm »
Umbus, como deves saber, os "home users" utilizam mais o tipico compativel PC, ou seja, o pc normal, com os sistemas windows, na maioria, e embora a Apple tenha compitibilidade para, por exemplo, o msn, que e um programa bastante utilizado, nao iria ter uma aceitaçao inicial muito grande, isto tbm falando da diferente maneira que que ambos os sistemas trabalham, pela questao do habito. Isso iria ser uma coisa que ao inicio ia ter uma aceitaçao um pouco longa, pelo menos e a minha opiniao,mas se realmente a diferença de preço for uma coisa que salte a vista, a Apple pode ter sorte, mas vamos ver :D
Era essa a minha opinião, se os pcs da apple serem baratos com amd vao ganhar utilizadores em todo o mundo :).

Offline diogomota

• Distinguished Member
  • *
« Responder #14 em: Abril 29, 2010, 10:07:12 am »
o mac pro nao e servidor e tem dual socket ..