Um chipset não é um componente é um conjunto de componentes/circuitos.
Do chipset fazem parte os circuitos responsáveis pela comunicação entre o hardware, sendo a mais importante cpu-memória.
Ora todos estes circuitos podem estar integrados no mesmo chip ou podem simplesmente estar separados em partes diferentes da motherboard(imagem que mostraste): Isto tudo depende da arquitectura do sistema, a intel por exemplo divide em dois componentes NorthBirdge e SouthBridge, como podia dividir em 10 ou meter tudo num.
Sejam no mesmo chip sejam divididos em SouthBridge e NorthBridge ou esteja o Southbridge na máquina e o outro ligado numa artimanha qualquer em rede na china, isto tudo é um Chipset.
Aqui tens por exemplo um diagrama do chipset p35.

Como vês são 2 circuitos diferentes, o southBridge e o NorthBridge, que comunicam entre si por um, ou mais não sei, buss(Não sei o plural de bus

). Esta parte foi a que me mostraste.
Mas também pode acontecer o caso do x58

Em que a comunicação com a ram passa directamente para o cpu.
E aqui tens uns sis já antigo e low cost onde é tudo integrado num chip

Nada te impede de criares uma nova arquitectura e meteres o Chipset da maneira que quiseres, até podes ter um circuito para ram, outro para gráficas, outro só para rato etc. Mas estas dezenas de circuitos, mesmo espalhados pela motherboard constituem o chipset.